Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Gana com 600 mil doses é o primeiro país do mundo a receber vacinas Covid-19 do Covax

Primeiro lote chegou a Acra na quarta-feira, 22,e vacinação começa a 1 de Março

O Gana tornou-se no primeiro país do mundo a receber vacinas do programa Covax, uma coligação global de 165 países co-liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Aliança Global para as Vacinas (Gavi), para assegurar que a imuzinação contra a Covid-19 chega aos países mais pobres. Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Costa do Marfim fazem parte do lote de países contemplados na primeira fase da distribuição mundial de vacinas e que deverão chegar aos dois mil milhões de doses até ao final de 2021.

Os trabalhadores que se encontram na "primeira linha" da luta contra a doença serão os primeiros a ser vacinados.

Um carregamento de 600 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, fabricadas pelo Instituto Serum, da Índia, chegou na quarta-feira, dia 24, a Acra, e faz parte do "primeiro lote de vacinas" destinadas a vários países, anunciaram, em comunicado conjunto, a OMS e a Unicef. O Fundo das Nações Unidas para a Infância anunciou ainda o envio de 100 mil agulhas e mil caixas com equipamentos para vacinação para as Maldivas e Costa do Marfim, provenientes de um voo do Dubai, onde está localizado um armazém humanitário da Unicef. Outro armazém em Copenhaga, Dinamarca, reforça a logística da organização para assegurar que o material necessário chega aos países antes da vacina, para que a imunização seja feita de forma segura nos 92 países de baixa e média renda onde serão distribuídas vacinas do Covax gratuitamente.

São Tomé e Príncipe é um dos contemplados neste primeiro envio de vacinas contra a Covid-19 do mecanismo Covax, assim como Cabo Verde, que "deverá receber um lote de vacinas com imunização para 200 mil pessoas já nas próximas semanas", acrescenta a Unicef.

(Leia o artigo integral na edição 613 do Expansão, de sexta-feira, dia 26 de Fevereiro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)