Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Valor mínimo de financiamento do Deutsche Bank cai para 5 milhões euros

Linha de crédito criada há 2 anos

O valor mínimo para o financiamento ao abrigo da linha de crédito do Deutsche Bank caiu para 5 milhões de euros, contra os 10 milhões acordados deste a sua implementação em 2019.

Para já, estão em condições de concorrerem a financiamentos com o valor mínimo de cinco milhões de euros, apenas contratos de importação provenientes de Espanha, com a possibilidade de inclusão de outros países como Alemanha e Itália, sendo que o valor mínimo dos contratos para os restantes países mantém-se em 10 milhões de euros.

A linha operacionalizada pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), no valor de mil milhões de euros, financia projectos que dinamizem a produção nacional com prioridade para os sectores da agricultura, pecuária, agro-indústria, pescas, indústria transformadora e indústria mineira.

Segundo um comunicado do BDA, a redução do valor mínimo de acesso a esta linha de crédito visa tornar mais acessível este financiamento aos empresários nacionais, que se têm queixado das exigências impostas no seu acesso.

Até ao passado mês de Março foram aprovados apenas quatro projectos ao abrigo da linha de
crédito do Deutsche Bank no valor de 157,5 milhões de euros, embora apenas dois tenham na altura concordado com as condições impostas pelo financiador.

Estes projectos resultaram dos 19 submetidos ao BDA, como explicou o director do gabinete de Operações Estruturadas do banco, Ângelo Correia, durante a acção de disseminação desta linha de crédito realizada em Março.

"Temos em carteira 19 candidaturas. Destas, apenas seis cumpriram os requisitos e foram apreciados pelo comité de crédito. Já aprovámos 4 candidaturas, destas, duas concordaram com as condições e foi emitida uma garantia soberana", explicou na altura o responsável.

(Leia o artigo integral na edição 625 do Expansão, de sexta-feira, dia 21 de Maio de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)