Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Construção da nova embaixada dos EUA em Cabo Verde com impacto de 370 milhões euros, mais de metade do PIB do país

Cerimónia de lançamento decorreu este domingo, 4 de Julho

O lançamento da obra de construção da nova Embaixada dos EUA em Cabo Verde, que decorreu este domingo, vai ter um impacto no país na ordem dos 370 milhões de euros, o que equivale a mais de metade do Produto Interno Bruto (PIB) cabo-verdiano previsto para 2021, que é de 707 milhões de euros.

Este valor diz respeito à aquisição de 4,6 hectares de terreno na cidade da Praia, bem como de um edifício contíguo, necessários à instalação da embaixada, à contratação de mão-de-obra a empreiteiros cabo-verdianos e ao impacto directo em salários e benefícios dos 300 postos de trabalho previstos para esta infra-estrutura.

"A construção da embaixada por si só irá injectar mais de 100 milhões de dólares (84,2 milhões de euros) na economia cabo-verdiana", informou na cerimónia de lançamento da obra, o embaixador norte-americano em Cabo Verde, Jeff Daigle.

De acordo com o vice-primeiro-ministro de Cabo Verde, Olavo Correia, que é também ministro das finanças, a nova Embaixada dos EUA, depois de construída "deverá empregar cerca de 300 pessoas, mais de 90% dos quais cabo-verdianos, com um impacto directo em salários e benefícios que ronda os cinco milhões de dólares (4,2 milhões de euros) anuais".

O diplomata Jeff Daigle afirmou que "a nova embaixada irá celebrar a arte americana e cabo-verdiana, homenageando os nossos laços de longa data", garantindo que a construção da nova estrutura "orçada globalmente em 439 milhões de dólares" far-se-á com recurso a empreiteiros cabo-verdianos, com partilha das "mais recentes e inovadoras técnicas" de obra.

De acordo com a Lusa, em Abril deste ano a Câmara da Praia fixou em 2,5 milhões de dólares a venda de um lote de terreno no centro da capital cabo-verdiana ao governo dos EUA para a construção da nova embaixada.

Por outro lado, o governo cabo-verdiano deverá encaixar 5,8 milhões USD (4,8 milhões de euros), com a venda de um edifício contíguo necessário à edificação da Embaixada dos Estados Unidos da América. Trata-se da Escola Secundária Cónego Jacinto, situada na zona baixa da cidade da Praia, com quase 13 mil metros quadrados, alberga quase 2.000 pessoas, entre alunos, professores e funcionários, pelo que a obra só avançará após a transição para a nova escola, segundo garantiu o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares.

O negócio prevê que o edifício regresse à posse do Estado de Cabo Verde em caso de incumprimento ou desvio em relação ao fim que justificou a venda.

A construção da nova embaixada dos Estados Unidos em Cabo Verde acontece 200 anos após o estabelecimento das relações consulares e 44 anos após o início de estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países.