Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Malparado sobe para 20,22% do total do crédito, o valor mais alto em doze meses

Dados referentes a Agosto deste ano

Para os especialistas, esta subida resulta dos efeitos de uma economia em recessão há cinco anos, e do apertar da política monetária do BNA. Banco central diz que se deve ao degradar da economia por causa da pandemia

O malparado na carteira de crédito da banca comercial angolana voltou a subir em Agosto para 20,22% do total do crédito bruto concedido pelos bancos, mais 1,73 pontos percentuais do que no mês anterior, de acordo com os Indicadores de Solidez Financeira do Sector Bancário do Banco Nacional de Angola (BNA).

Contas feitas, dos quase 6,2 biliões Kz que valia o crédito bruto no final de Agosto, de acordo com as Estatísticas Monetárias e Financeiras do BNA, 1,2 biliões são crédito vencido há mais de 90 dias. Desde Janeiro o malparado passou de 17,90% para 20,22%, em apenas oito meses, um crescimento de 2,32 pp.

Como no primeiro mês do ano o crédito bruto era de 5,9 biliões Kz, significa que 1,06 biliões Kz eram crédito vencido. Assim, entre Janeiro e Agosto o malparado aumentou 188,3 mil milhões Kz.

(Leia o artigo integral na edição 653 do Expansão, de sexta-feira, dia 03 de Dezembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)