Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Receita fiscal petrolífera cresceu 55% para quase 5,0 biliões de kwanzas

Balanço de 10 meses de exportação de crude

O volume de vendas de barris de petróleo continua em queda, com o envelhecimento dos blocos petrolíferos e paragens não programadas a impulsionarem o declínio da produção. Mas a subida dos preços este ano, face ao choque dos preços em 2020, tem permitido o crescimento das receitas fiscais

As receitas fiscais com a exportação de petróleo cresceram 55% para quase 5,0 biliões de kwanzas nos primeiros dez meses de 2021 face ao período homólogo, impulsionadas pela subida dos preços de venda do barril de petróleo nos mercados internacionais após o choque da pandemia verificado no ano passado, de acordo com cálculos do Expansão com base nos dados partilhados pelas operadoras de blocos petrolíferos em Angola com a Administração Geral Tributária.

Ainda assim, as quantidades de petróleo angolano vendido no mercado internacional este ano sofreram uma redução de 13%, equivalente a menos 53 milhões de barris, em relação aos primeiros 10 meses do ano passado, período em que o país exportou 400 milhões de barris contra os actuais 347 milhões em igual período este ano.

O envelhecimento dos campos petrolíferos e das instalações têm estado a provocar paragens programadas e não programadas nos campos em produção, mantendo a produção e a consequente exportação de petróleo em queda livre.

(Leia o artigo integral na edição 653 do Expansão, de sexta-feira, dia 03 de Dezembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)