Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Carrefour e Alimenta Angola são parceiros na corrida ao Kero

Anseba é o outro finalista do concurso público

Vera Daves de Sousa e Victor Fernandes vão decidir quem fica com a gestão do Kero. Os dois ministros já têm o relatório da comissão de negociação do concurso público que começou em Julho do corrente ano. Antigos proprietários tentaram concorrer mas proposta chumbou por incapacidade técnica

Uma parceria empresarial entre o grupo francês Carrefour o Alimenta Angola, do grupo brasileiro Tenda Atacado, é um dos dois candidatos para a cessão do direito de exploração e gestão da rede de Hipers e Supermercados "Kero". Na final da corrida está também o "gigante" eritreu, Anseba.

Segundo apurou o Expansão, foram várias as empresas que demonstraram interesse e que chegaram a apresentar propostas. Uma delas, entretanto chumbada por falta de capacidade técnica, tratava-se de uma empresa ligada aos antigos donos do Kero, Manuel Domingos Vicente, Hélder Vieira Dias "Kopelipa", Leopoldino do Nascimento e ao coronel João Manuel Inglês. Recorde-se que a empresa que geria o Kero, Zahara, foi entregue ao Estado, mais concretamente ao Serviço Nacional de Recuperação de Activos (SENRA), numa situação financeira muito difícil.

Entretanto, o concurso público para a entrega da gestão do Kero carecia de três tipos de propostas, nomeadamente, financeira, técnica e corporativa. Ao que o Expansão apurou, a Comissão de Negociação já concluiu o relatório preliminar da fase de negociação das propostas e submeteu aos ministérios das Finanças e da Indústria e Comércio, que são os responsáveis pela condução e verificação da legalidade de todos os actos integrantes do procedimento de concurso público, de acordo com o despacho presidencial n º 8 9/2 1. Caberá agora aos dois titulares das pastas dos mistérios a escolha sobre quem vai gerir a rede que actualmente tem 11 lojas.

(Leia o artigo integral na edição 650 do Expansão, de quarta-feira, dia 10 de Novembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)