Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Fábrica de software e automação vai atender estudantes e empresas

Inaugurada esta semana

Este é um projecto vocacionado para aproveitar o potencial dos jovens estudantes nas áreas tecnológicas e das tecnologias de informação, disponibilizando um espaço onde terão acompanhamento na concretização dos seus projectos. Está também aberto às empresas

Inaugurada no Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) no Rangel, em Luanda, no dia 22 Novembro, a primeira fábrica pública de software e automação tecnológica vai atender os estudantes das diversas áreas das tecnologias de informação e comunicação, jovens com ideias de inovação tecnológica e empresas que tencionem migrar para soluções tecnológicas mais avançadas.

O laboratório é um projecto do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) e está sob gestão dos técnicos do Cinfotec, que vão avaliar e ajudar na elaboração dos projectos que serão apresentados como proposta, tanto pelas empresas como pela comunidade académica e jovens empreendedores.

O projecto surgiu para fornecer meios técnicos e reduzir as deficiências que existem nas universidades e institutos médios técnicos que leccionam cursos ligados às TIC"s, ou seja, vai ajudar a tirar as ideias dos estudantes da teoria para a prática.

Deste modo, pretende-se estimular a capacidade criativa dos jovens e fomentar o emprego e autoemprego nas áreas de inovação tecnológica, assim como incentivar a criação de soluções nos sectores da indústria, agricultura, pecuária, entre outros.

(Leia o artigo integral na edição 652 do Expansão, de quarta-feira, dia 26 de Novembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)