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Empresas & Mercados

Gestão do Porto do Lobito fica com grupo filipino ICTSI

Empresa chinesa contesta decisão

Depois de perder a possibilidade de gerir o Porto de Luanda, o grupo filipino International Container Terminal Services (ICTSI) venceu o concurso para a gestão e exploração do terminal polivalente de contentores e carga geral do Porto do Lobito, por um período de 20 anos

Na corrida estava também a empresa chinesa CITIC/SPG que contesta o resultado final. Na avaliação e classificação das propostas, o vencedor obteve em quase todos os critérios as melhores classificações e atingiu um resultado global de 16,8 valores contra os 11,1 do concorrente.

Os candidatos tiveram de apresentar um capital próprio realizado não inferior a 25 milhões USD, um activo líquido não inferior ao equivalente a 100 milhões USD, um volume de negócios médio anual dos últimos exercícios fiscais não inferior ao equivalente a 100 milhões USD, além de capacidade técnica.

As empresas com interesse pela gestão do porto tinham também de demonstrar directamente ou através de subsidiárias uma participação não inferior a 25% em pelo menos três operações de concessões de terminais portuários, nos últimos três anos. A abertura do concurso público foi feita em Maio e as propostas dos concorrentes foram submetidas até 30 de Setembro.

Três empresas estavam na corrida para a concessão do terminal, nomeadamente a ICTSI, a CITIC/SPG e a francesa Bolloré Logistics. Esta última foi excluída por não prever o pagamento no montante mínimo de retribuição da concessão, de 80 milhões USD, previsto nos termos do caderno de encargos, um dos requisitos exigidos pela entidade contratante.

O terminal polivalente de contentores e carga geral do Porto do Lobito tem uma área total de 241.540,94 metros quadrados, um cais acostável de 1.199 metros e capacidade para movimentar mais de 600 mil toneladas de carga não contentorizada. O ICTSI perdeua gestão do Porto de Luanda para a DP World, do Dubai.