Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

"A necessidade aguça o engenho, e no digital também"

Em análise

A pandemia teve um impacto brusco e repentino em todos os sectores e indústrias. Os modelos estabelecidos de comunicação, controlo e gestão tornaram-se obsoletos com o pôr-do-sol, e com o nascer do dia surgiu a necessidade de ligar colaboradores a partir das suas casas aos sistemas internos (VPNs, acesso ao IM e e-mail da organização a partir do exterior tornaram-se uma necessidade básica) e de encontrar novas formas de interacção com os clientes.

Assim, a procura pela inovação e resiliência digital nunca foi tão elevada, a experiência do cliente tornou-se uma competição, os portais e aplicações móveis transformaram-se na montra principal e ponto de entrada primordial para a operativa, bem como captação de novos clientes. Com as limitações de deslocação dos clientes, bem como dos seus colaboradores, as organizações encontram-se presas a um modelo operativo tradicional e com necessidade de mudança e transformação dos seus canais de comunicação, distribuição e comercialização.

A necessidade de reestruturação torna-se não apenas um objectivo de redução de custos ou maximização da eficiência, mas também numa necessidade para superar e recuperar as adversidades actuais. Os processos tradicionais carecem agora de evolução, para processos digitais e resilientes à nova realidade. Os sistemas carecem cada vez mais de mecanismos de integração que permitam uma operativa em contínuo, bem como o acompanhamento do processo, o cliente passou a estar também no processo e espera este acompanhamento em tempo real na sua aplicação ou plataforma de excelência. A situação actual tornou-se assim um catalisador, um acelerador para a necessária evolução digital da organização tanto a nível tecnológico, como estratégico. A necessidade de um modelo de negócio digital para resposta às necessidades do mercado nacional, como além-fronteiras, força as organizações a questionar o seu modelo operacional.

De acordo com um estudo da KPMG sobre os impactos do Covid-19 na Transformação Digital 67% das organizações viram-se obrigadas a acelerar a sua evolução digital, e 63% necessitaram de efectuar um aumento dos seus budgets definidos para o efeito. A necessidade de organizações mais resilientes, verificou a maioria do investimento nas seguintes componentes-chave de transformação: 83% em ferramentas de colaboração; 80% em computação na cloud; 65% em sistemas de Integração; e 60% em serviços de gestão e operações de TI. A necessidade de evolução digital evoluiu assim para uma continuidade de operativa na actual realidade, mantendo ainda assim as oportunidades para optimizações dos processos internos e externos, bem como geração de nova oferta de serviços mediante parcerias e outras plataformas.

*Senior Manager de IT Advisory da KPMG

(Leia o artigo integral na edição 620 do Expansão, de sexta-feira, dia 16 de Abril de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo