Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

A importância da pesquisa de clima organizacional

Em análise

A pesquisa de clima organizacional (PCO) é a ferramenta pela qual são colectados dados que permitem conhecer a interacção entre os profissionais que actuam dentro de uma determinada empresa (...) e possibilita compreender melhor os sentimentos dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho.

O clima organizacional (CO) pode ser definido como sendo "um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho, percebido, directa ou indirectamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente, e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas" (Idalberto Chiavenato) ou "o grau de similaridade entre as expectativas da organização e as dos empregados" (W. Glick).

A pesquisa de clima organizacional (PCO) é a ferramenta pela qual são colectados dados que permitem conhecer a interacção entre os profissionais que actuam dentro de uma determinada empresa. Assim como a avaliação de desempenho fornece um feedback em relação à actuação dos colaboradores e possibilita compreender melhor os sentimentos dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho.

Os resultados da PCO são obtidos através de inputs fornecidos pelos colaboradores. Estes inputs são colhidos por intermédio de questionários qualitativos, e permite que os gestores compreendam o nível de satisfação dos seus clientes internos (colaboradores). No que toca à sua finalidade, as PCO podem ter uma finalidade preventiva (onde os gestores acompanham as relações internas para antever uma determinada situação) ou uma finalidade reactiva (onde os gestores investigam causas de situações já instaladas).

Através desta pesquisa, é também possível aferir as circunstâncias em que os serviços são prestados aos clientes (internos e externos), uma vez que o clima organizacional interfere em diversos indicadores de desempenho dos colaboradores, como a motivação, o absentismo, a cooperação, o engajamento e, consequentemente, a produtividade.

(Leia o artigo integral na edição 655 do Expansão, de sexta-feira, dia 17 de Dezembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)