Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

A importância do empreendedorismo no desenvolvimento económico

Em análise

Apesar do conceito ser antigo, remetendo para a época medieval, o empreendedorismo ganhou força na última década, sobretudo como efeito colateral das crises económicas e financeiras mundiais, que levaram a um aumento substancial de desempregados que não conseguiram voltar ao mercado de trabalho tradicional.

Esta força de trabalho disponível encontrou uma grande facilidade de acesso a crédito de baixo custo e um desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que permitia rapidamente a criação de negócios inovadores e de baixa intensidade de capital.

Mas ao falarmos do papel e importância do empreendedorismo na sociedade devemos rapidamente e para delimitação de conceitos, criar uma fronteira higiénica entre um empreendedor, aquele que assume o risco, ruptura e mudança de paradigma, sendo simultaneamente um sinónimo de novas soluções, e alguns empreendedores-empresários do passado cujos negócios e património assentaram sobretudo em recursos e lobbies públicos, com os problemas de transparência que conhecemos e cujo contributo foi residual para a sociedade como um todo.

No empreendedorismo, os recursos disponíveis de trabalho e capital são utilizados de forma mais eficiente. Os empreendedores assumem riscos na esperança de obter lucro ou, no caso do empreendedorismo social, de resolver um problema que as comunidades enfrentam. Portanto, a importância dos empreendedores e o papel do empreendedorismo vai além do mundo dos negócios. Na verdade, a importância do empreendedorismo é tão ampla que é muito difícil de tipificar e detalhar todos os seus benefícios. No entanto vale a pena explorar alguns dos benefícios mais importantes e as condições básicas para promover o empreendedorismo na sociedade.

Crescimento económico

Os empreendedores são importantes para as economias de mercado porque podem atuar como engrenagens do crescimento económico de um país.

Ao criar novos produtos e serviços, estimulam novos empregos, o que acaba por resultar na aceleração do desenvolvimento económico. Um grande número de novos empregos e oportunidades são criados pelo empreendedorismo. O empreendedorismo cria uma enorme quantidade de empregos básicos que são muito importantes para transformar trabalhadores não qualificados em qualificados. Também prepara e fornece trabalhadores experientes para grandes indústrias. O aumento do emprego total de um país depende em grande parte do aumento do empreendedorismo. Portanto, o papel do empreendedorismo na criação de novas oportunidades de emprego é enorme. Ao trazer inovação a todos os aspectos dos negócios, os empreendimentos empresariais aumentam a produção, utilizando os recursos existentes da maneira mais eficaz. Os empreendedores desenvolvem novos mercados introduzindo produtos, serviços e tecnologia novos e aprimorados. Eles ajudam a gerar novas riquezas e agregar mais ao rendimen
to nacional. Assim, o governo pode oferecer aos cidadãos mais benefícios nacionais.

*Senior Advisor

(Leia o artigo integral na edição 633 do Expansão, de sexta-feira, dia 16 de Julho de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)