Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Mambo Yetu

Capital Humano

Muito do que é Angola hoje tem influência europeia e sobretudo portuguesa, por outro lado, isto não significa que Angola não possa ter a sua própria originalidade cultural ou continuar a agir timidamente no que tange ao uso das suas características culturais e linguísticas.

Kiambote! Há cerca de três semanas surgiu uma polémica envolvendo o Departamento de Recursos Humanos da qual não é possível manter-se impávido e sereno. Uma gestora de RH de uma determinada clínica no interior do país, proibiu por meio de um documento, que os colaboradores daquela instituição mantivessem conversação entre si no dialecto daquela província, que é o quicongo. Língua essa que será a segunda mais escrita neste artigo.

Este tema, leva-nos a pensar em adágios populares mundialmente conhecidos e adaptados, tais como "Dançar conforme a música"; "Em Roma, sê Romano"; "à terra onde fores ter, faz como vires fazer". O interessante destes adágios é que eles se focam no imperativo do respeito pela cultura, regras e costumes do povo da terra que encontrar.

Em Angola desprendeu-se um pouco do cuidado pela cultura linguística de cada província por razão de, na altura da ocupação Portuguesa, ser proibido, sob pena de castigos severos a quem ousasse falar "língua que branco não entende". Anos mais tarde, Angola ganha a Independência, a República, conquista a Paz e reconstrução nacional, mas os restícios do medo e vergonha de ser provinciano, comer com as mãos e falar quicongo mantiveram-se como herança, sobretudo na capital.

Eh Uno ba ndinga Nacional za kala y"a privilégio y"a vá Mbuta zeto, é um presente raro yá tussissa Kwa ba nkanka zeto y pouco valioso para os jovens em geral. Falar dialectos, fala-se, é um facto, sobretudo o umbundo que é a segunda língua mais falada em Angola, mas não com expressão significativa, fala-se em casa, entre familiares; fora de casa, fala- -se apenas português, que é a língua oficial da terra das palancas.

*Especialista em Recursos Humanos