Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

José Maria Neves em Angola com alargamento de investimentos na agenda

Primeira visita oficial do Presidente caboverdiano ao exterior

"Angola é exemplo de África não submissa que queremos para o futuro", afirmou Presidente cabo-verdiano, um dia antes de viajar para Luanda.

O Presidente da República de Cabo Verde quer que "Angola transforme Cabo Verde numa plataforma de negócios" na região, afirmou José Maria Neves, na Cidade da Praia, um dia antes de viajar para Luanda, naquela que é a sua primeira visita de Estado ao exterior, desde que foi eleito a 17 de Outubro de 2021.

"Angola já tem investimentos importantes em Cabo Verde, nos domínios da banca, telecomunicações e combustíveis. Queremos alargar para outros sectores, designadamente os transportes aéreos e marítimos e também a questão do turismo e ensino superior, ciência e inovação e toda a área da reforma do Estado e da Administração Pública", afirmou José Maria Neves, num encontro com jornalistas, um dia antes de rumar a Angola, onde permanecerá até quarta-feira, dia 12.

Além de presidir à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de ser um "importante player" na região, José Maria Neves afirmou que Angola "tem uma perspectiva destemida" e "é África não submissa que nós queremos para o futuro", o que reforça o simbolismo da sua primeira visita ao país.

"Nós precisamos de mais Cabo Verde em África e mais África em Cabo Verde", frisou o Presidente cabo-verdiano, sublinhando a urgência de acelerar a implementação da Zona de Livre Comércio Africana, para aumentar as trocas entre os países africanos. "Isso é essencial e um pilar fundamental na construção do futuro do continente", rematou José Maria Neves, que vem acompanhado, nesta visita a Angola, por "representantes do sector empresarial para estabelecer pontes e contactos", com vista a reforçar as relações empresariais entre os dois países.

A comitiva integra ainda agentes da cultura cabo-verdiana, como Bety (Elizabeth Fernandes), membro do grupo de dança Raiz di Polon. O desejo do Presidente José Maria Neves era trazer escritores, mas por limitação no número de encontros, por causa da pandemia, abdicou dessa vontade. Na mala traz, no entanto, livros de diferentes escritores cabo-verdianos para a Universidade Agostinho Neto e várias personalidades de Angola.

Na agenda da primeira visita oficial do Chefe de Estado consta um encontro de José Maria Neves com o Presidente João Lourenço, na segunda-feira, no Palácio Presidencial, a que se seguirá uma declaração conjunta à comunicação social.

Ainda na segunda-feira, José Maria Neves discursa na Assembleia Nacional, momento aproveitado para se dirigir "ao povo angolano", como afirmou. A visita prevê ainda um encontro com a comunidade cabo-verdiana radicada em Angola.