Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Moçambique reforça produção de gás natural.

África

Já está em Moçambique a plataforma flutuante que será instalada na Área 4 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, e que será operada pela Mozambique Rovuma Venture (MRV), "joint venture" entre a ExxonMobil, Eni e CNPC (China) para exploração de gás natural.

De acordo com o Instituto Nacional de Petróleos, a plataforma, com 432 metros de comprimento saiu dos estaleiros da divisão industrial da Samsung, em Geoje, na Coreia do Sul, a 15 de Novembro. A infraestrutura vai estar ligada a seis poços e extrair o gás para uma fábrica a bordo que o vai arrefecer, liquidificando-o, de modo a ser transportado em cargueiros, abastecidos em alto mar, e que levam o combustível até aos países de destino.

Apesar da instabilidade na zona, devido aos ataques terroristas, Moçambique reforça a sua aposta na produção de gás natural, sendo um dos pilares para o seu desenvolvimento económico. Aqueles país declarou recentemente descobertas que o colocam entre os primeiros em África no que se refere a reservas de gás natural.