Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Sete instituições multadas por violação à lei do branqueamento

Moçambique: multas ultrapassam 2,1 milhões de dólares

Banco Comercial e de Investimento (BCI) foi multado, pela segunda vez em três anos, em 812 mil USD. Standard Bank foi sancionado em 182 mil USD

Sete instituições de crédito foram multadas pelo Banco de Moçambique, num montante superior a 2,1 milhões USD, por violarem deveres da Lei de Prevenção de Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo. No mesmo período, de Fevereiro de 2020 a 2021, o supervisor bancário moçambicano sancionou quatro sociedades financeiras e nove operadores financeiros ilegais.

As sanções aplicadas reportam- -se a factos ocorridos entre 2013 e 2018, esclareceu o supervisor bancário, que em 2018 aplicou multas no valor de 1,5 milhões USD a cinco bancos também por violações à lei do branqueamento.

O African Banking Corporation (BancABC) foi das sete instituições financeiras a que teve a multa mais pesada, 1 milhão USD. O banco foi multado pela prática de sete infracções, entre as quais, violação do dever de identificação e verificação, do dever de conservação de documentos e do dever de comunicação de transacções suspeitas, além de ausência de recursos tecnológicos de monitoria de transacções e de pessoas politicamente expostas.

(Leia o artigo integral na edição 653 do Expansão, de sexta-feira, dia 03 de Dezembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)