Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Macron anuncia investimento de 30 mil milhões EUR para revitalizar indústria francesa

"França 30" aposta na inovação e industrialização

Cinquenta por cento dos 30 mil milhões serão investidos em sectores tecnológicos do futuro, tais como hidrogénio, energia nuclear, mobilidade limpa, espaço, saúde e agricultura, sublinha o Presidente francês

Com o objectivo de conduzir a economia da França para um ciclo virtuoso, que integre a inovação, a produção e a exportação, com vista ao financiamento e sustentabilidade do seu modelo social, o Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou um plano de recuperação do país, com um investimento previsto de 30 mil milhões de euros ao longo de cinco anos.

O plano "França 30", segundo o jornal Le Figaro, pretende "responder a uma espécie de déficet de crescimento francês, por meio de um investimento maciço na estratégia de inovação e industrialização" da França.

O plano, que foi apresentado num evento realizado no Palácio do Eliseu e que reuniu 200 pessoas, entre empresários, estudantes, ministros e pesquisadores, tem em vista a reestruturação do panorama económico francês no pós-Covid-19, através da aceleração da reindustrialização da França por via das tecnologias digitais.

(Leia o artigo integral na edição 647 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)