Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Toyota supera General Motors como líder de vendas de automóveis nos EUA

Mundo

A General Motors, o maior fabricante e vendedor de veículos nos EUA desde 1931, foi destronada em 2021 pela Toyota. O fabricante japonês admite que não é sustentável manter a liderança no mercado americano.

A fabricante japonesa de automóveis Toyota ultrapassou a americana General Motors (GM), em termos de venda no mercado americano, em 2021, ano em que a empresa de Detroit teve uma quebra nas vendas nos EUA. Durante o ano de 2021, a Toyota vendeu 2.332 milhões de veículos nos EUA, ao passo que a GM alcançou apenas a cifra de 2.218 milhões de vendas, de acordo com dados revelados pela Reuters, e que reflectem uma queda de 13% nas vendas da empresa de Detroit no ano passado em solo americano. Já a fabricante japonesa registou um crescimento de 10% no número de vendas.

Os números de 2021 apresentam uma posição distinta da registada em 2020, onde as vendas da GM no mercado americano se cifraram em 2,6 mil milhões, contra os 2,1 mil milhões da Toyota e os 2 mil milhões da Ford, aponta a mesma fonte.

De acordo com os executivos da GM, a empresa espera que uma revitalização da economia dos EUA gere um impulso nas "vendas totais de veículos leves naquele país, de cerca de 15 milhões em 2021 para 16 milhões em 2022". A General Motors é a maior fabricante e vendedora de veículos nos EUA desde 1931, liderança que acaba de ser destronada pela Toyota, com a divulgação do relatório de vendas referentes ao ano de 2021.

Embora tenha alcançado um resultado satisfatório, a Toyota não considera que seja sustentável manter a liderança em termos de vendas nos EUA, tendo em conta que um dos factores que tem afectado a indústria automobilística no mundo é a escassez de chips (componentes electrónicos). A fabricante japonesa considera que uma melhor gestão da crise do sector da sua parte pode ter influenciado na conquista de resultados diferentes dos demais fabricantes mundiais. A escassez de chips é uma variável difícil de ser controlada, tendo em conta a procura global por parte da indústria automóvel.

A Audi também teve um crescimento das vendas nos EUA durante o ano de 2021, registando um crescimento de 5%, com a entrega de 196.038 veículos. O Q5 foi o modelo desportivo mais vendido da marca alemã, ao passo que o A5 foi o automóvel de passageiros mais vendido, de acordo com o Best-selling-cars.

A mesma fonte refere que as vendas globais da Volvo aumentaram 5,6%, correspondente a 700.00 veículos, nos quais o XC60 é o modelo mais vendido em todo mundo. De acordo com a Statista, as vendas mundiais de automóveis registaram um crescimento de 66 milhões de veículos em 2021, face aos 63,8 milhões de automóveis em 2020. Ainda assim, a desaceleração da economia global em decorrência da pandemia da Covid-19, é considerada como um dos factores que afectou negativamente o sector.