Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Assertividade

Análise

Assertividade é a arte de comunicar o que se pretende de forma clara, aberta e racional, sem agressividade e sem se tomar uma postura submissa de falar apenas para agradar a terceiros.

 

Quando negarmos a nós mesmos a capacidade de sabermos expor o que nos vai na mente, acabamos a perder muitas oportunidades para satisfação e realização pessoal. Desenvolver a assertividade começa com uma boa compreensão de quem realmente somos, e uma crença no valor que aportamos - esta é a base da autoconfiança. Com a preparação adequada, aprendemos a saber atingir esse equilíbrio e a ganhar essa crença.

Técnicas gerais de assertividade

Duas técnicas-chave que podem ajudar na assertividade são conhecidas como Fogging e Stuck-Record.

Fogging: É uma técnica útil quando as pessoas se comportam de uma maneira manipuladora ou agressiva. Em vez de argumentarmos de volta, devemos visar dar uma resposta mínima, com calma e usando termos que irão acalmar o interlocutor, mas não de forma defensiva, enquanto ao mesmo tempo mostramos que não concordamos, para assim atingirmos o nosso objectivo e passarmos a nossa argumentação.

O fogging envolve concordar com qualquer verdade que pode ser contida dentro de declarações, mesmo que em forma de crítica. Ao não respondermos da maneira esperada, por outras palavras, ao agirmos de forma argumentativa, a outra pessoa terá tendência para abandonar o confronto, pois o efeito desejado não está a ser alcançado. Quando os ânimos acalmam, será finalmente possível discutir as questões de forma razoável.

Exemplo: "Isto é que são horas? Você está quase meia hora atrasado, estou farto de que me deixe sempre malvisto com os seus atrasos!"

Resposta: "Sim, cheguei mais tarde do que esperava e compreendo que isso o tenha irritado." "Irritado? Claro que estou aborrecido, eu estive à sua espera por uma eternidade. Você devia pensar nas outras pessoas um pouco mais."

Resposta: "Sim, eu estava preocupado por deixá-lo à espera por quase meia hora." "Bem... Porque chegou atrasado?" Nesta altura o seu interlocutor já estará um pouco mais calmo e pronto para escutar o seu argumento.

Stuck-Record: Esta técnica emprega a habilidade assertiva chamada de persistência calma. Trata-se de repetir o que queremos, uma e outra vez, sem elevarmos o tom de voz, sem nos irritarmos ou sem nos envolvermos em questões laterais. Repetirmos um pedido de forma contínua irá garantir que a discussão não se envolva em argumentos irrelevantes e desviados. A 'chave' é mantermos a calma, sermos muito claros no que pretendemos, focando-nos no ponto e não desistirmos. Exemplo: Imagine que está a devolver a uma loja algo que estava com defeito.

A conversa pode ser como se segue. "Eu comprei estes sapatos na semana passada e o tacão caiu. Gostaria de um reembolso, por favor. " "Parece que eles estão muito desgastados e que estes sapatos só foram projectados para o uso ocasional.

Como fazer utilizando a técnica stuck-record : "Só tenho estes sapatos há uma semana e ele já estão com defeito. Gostaria de um reembolso, por favor. " "Você não pode esperar que lhe devolva o dinheiro depois de ter desgastado os sapatos!"

A sua argumentação com a técnica stuck-record : "A questão é que o tacão caiu depois de os usar ocasionalmente apenas uma semana, e eu gostaria de um reembolso, por favor." ... e assim por diante. Ao praticar estas técnicas de assertividade, é importante lembrar que a assertividade tem importância no processo de comunicação. Ser assertivo não é o mesmo que ser agressivo; pelo contrário, assertividade significa defender aquilo em que acredita. Assertividade é saber expressar pensamentos, emoções, crenças e opiniões de uma maneira honesta e adequada.

Como a assertividade também deve ser incentivada nos outros, é importante lembrar que devemos sempre respeitar os seus pensamentos, sentimentos, opiniões e crenças.

A assertividade permite aos indivíduos fazerem valer os seus direitos pessoais sem prejudicarem os dos outros. Aceite um compromisso apenas se estiver feliz com o resultado.

Carlos Vaz - Representante da EFFA em Angola