Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

O poder da comunicação

Análise

O objectivo da comunicação é passar a sua mensagem para os outros claramente e sem ambiguidade. Fazer isso envolve esforço, tanto do remetente da mensagem como do receptor.

 

E é um processo que pode estar cheio de erros, com mensagens muitas vezes mal interpretadas pelo destinatário. Quando isso não for detectado, pode causar uma tremenda confusão, desperdício de energia e oportunidade perdida. Na verdade, a comunicação só é bem sucedida quando ambos - remetente e receptor - compreendem a mesma informação, como resultado da comunicação.

Ao passar com sucesso a sua mensagem, irá transmitir os seus pensamentos e ideias de forma eficaz. Quando não for bem sucedido, os pensamentos e as ideias que tenta transmitir não reflectem necessariamente o que pretendia, causando uma interrupção da comunicação e criando obstáculos que se interpõem no caminho dos seus objectivos, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Numa pesquisa recente efectuada por recrutadores de empresas com mais de 50 mil funcionários, as habilidades de comunicação foram citadas como o factor decisivo mais importante na escolha de gestores.

A pesquisa, realizada pela Universidade de Katz Business School, de Pittsburgh, EUA, conclui que as habilidades de comunicação, incluindo apresentações orais e escritas, bem como a capacidade de trabalhar com outras pessoas, são o principal factor que contribui para o sucesso do trabalho.

Apesar da crescente importância dada à capacidade de comunicação, muitas pessoas continuam a lutar com isso, incapazes de comunicarem os seus pensamentos e ideias de forma eficaz, seja em formato verbal ou escrito.

Esta incapacidade torna-lhes quase impossível competirem de forma eficiente no local de trabalho e é um sério obstáculo de progressão na carreira. Saber passar a sua mensagem de forma clara é fundamental para progredir.

Para o fazer, deve entender o que é, efectivamente, a sua mensagem, o público para quem pretende passá-la, e como ela será percebida. Deve também medir as circunstâncias que envolvem a sua comunicação, tanto no contexto situacional como no cultural.

Carlos Vaz - Director Internacional A+ Angola, Representante da EFFA