Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Potenciais efeitos da inflação nos EUA sobre Angola

Opinião convidado

A taxa de inflação nos Estados Unidos da América (EUA) tem vindo a registar aumentos substâncias nos últimos meses, tendo atingido máximos em Dezembro de 2022, só registados em Junho de 1982, ao se fixar em 7%. Diferentes factores têm justificado a tendência, com particular destaque para os constrangimentos na oferta, o aumento nos custos com a energia e o incremento significativo da procura.

A tendência começa a apresentar- se menos transitória e a ressuscitar o debate sobre os melhores instrumentos para reduzir da tendência de aumento dos preços, sem que os mesmos comprometam o crescimento da economia, a evolução positiva dos mercados accionistas e a manutenção da dinâmica do mercado de trabalho e das baixas taxas de desemprego.

E entre as medidas postas em cima da mesa, a regularização da política monetária - redução do plano de compra de activos e aumento da taxa de juro base - tem sido das mais recomendadas. A ser efectivada, uma redução da taxa de juro da Reserva Federal está a ser associada com i) uma maior atractividade dos Títulos de Dívida Pública nos EUA; ii) com uma maior apreciação do dólar norte-americano; e iii) com um menor desempenho dos mercados accionistas.

*Economista

(Leia o artigo integral na edição 658 do Expansão, de sexta-feira, dia 21 de Janeiro de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)