Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

RTS, S-Mosquirix, a nossa vacina! Stop malária

Convidado

São oportunidades que podem motivar- -nos a alcançarmos o desiderato de fabricar vacinas para Angola, África...

Belisquem-me para ver se é verdade. Yes! We can. África está de parabéns, sendo esta uma vacina desenvolvida por cientistas africanos. Que orgulho! Não podia passar à margem de tamanho acontecimento, a descoberta da vacina contra a malária, RTS, S, ou Mosquirix, desenvolvida pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline, em colaboração com a Path Malaria Vaccine Initiative.

A malária é considerada uma das doenças infecciosas que mais afectou a humanidade ao longo da história, interrompendo o sonho de muitas crianças e mulheres grávidas, principalmente, em África, na zona Subsaariana. Uma doença que leva consigo a esperança, o futuro do continente. Demorou, mas foi atendida. Agora, os africanos só têm de abraçar este desafio e, sem olhar para trás, massivamente, procurar responder na sua plenitude à imunização do futuro. As crianças!

Convém lembrar aos africanos que devemos estar na vanguarda nesta tarefa. Por acontecimentos ocorridos não num passado distante, ainda sentimos os efeitos pelo comportamento dos países ricos, desenvolvidos e mais avançados, na distribuição da vacina contra o vírus Sars-Cov-2, deixando África para trás, onde metade dos países vacinaram, com as duas doses, menos de 2% da sua população.

* Economista e docente universitário

(Leia o artigo integral na edição 647 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)