Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Turismo, como tábua de salvação para resolver problemas, não!

Convidado

A solução do crescimento ou desenvolvimento do sector é de médio/longo prazo e não de curto prazo

Não é por uma maioria estar a dizer sim que está certo. Não é viável a forma como se está a colocar o sector do turismo, como tábua de salvação para resolver problemas, como o desemprego entre outros, quando a solução do crescimento ou desenvolvimento do sector é de médio/longo prazo e não de curto prazo.

Por mais vontade que se tenha, seja ela patriótica, política, ou cultural, os dados estatísticos traduzem-nos outros resultados que desencorajam a aposta, que se pretende, neste sector. Na insistência irá tombar e, daí, será mais uma promessa não cumprida, envolta em mentira.

A economia do turismo, já discorrida em artigo anterior, diz que a função procura-rendimento (procura turística) é expressa em função do rendimento do consumidor. É uma curva de inclinação positiva, em que, em condições normais da procura, as quantidades procuradas aumentam com a subida do rendimento do consumidor. É uma função crescente do rendimento do consumidor. O consumidor está sujeito a restrições orçamentais, que o remetem para escolhas nos gastos, pelo custo de oportunidade, devido ao seu rendimento bastante limitado. Então, onde se encontra este consumidor? Quando a classe média está debilitada, perdendo cada vez mais o seu poder de compra, sendo na classe média que se enquadram os indivíduos que possam vir a estimular o consumo e, concomitantemente, provocar um crescimento do sector na contribuição do PIB nacional. Desta maneira, o turismo interno fica afectado devido às restrições orçamentais e outros factores acima evocados, em que os gastos, hoje, estão focados na saúde e alimentação, sacrificando grandemente a educação, e todos vão saboreando o pão que o diabo amassou, com excepção dos "madimbondos" (junção dos antigos e novos), e convergimos no vértice da miséria.

* economista e docente universitário

(Leia o artigo integral na edição 649 do Expansão, de sexta-feira, dia 05 de Novembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)