Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

União Europeia vai premiar os melhores trabalhos de pós-graduação

Diálogos UE-Angola 2022

Além de potenciar as parcerias entre instituições do ensino superior de Angola e da União Europeia, o programa vai apoiar a excelência na investigação académica e criar oportunidades de progressão a estudantes e docentes do ensino superior de Angola

A União Europeia vai premiar os melhores trabalhos de estudantes inscritos no último ano da licenciatura e de pós-graduação inscritos em instituições de ensino superior angolanas, para promover diálogos sobre políticas públicas europeias e a cooperação entre Angola e a União Europeia.

O prémio denominado Dialogos UE-Angola tem ainda o objectivo apoiar a excelência na investigação académica e criar oportunidades de progressão a estudantes e docentes do ensino superior de Angola, incentivar os estudos sobre a UE, as suas normas, práticas ou políticas, incluindo em perspectiva comparada com África e Angola, estimular o interesse das instituições de ensino superior de Angola pela dinamização dos estudos europeus e pela cooperação com instituições europeias de potenciar as parcerias entre instituições do ensino superior de Angola e da União Europeia.

Os candidatos ao prémio devem ter uma idade que vai até 45 anos, inscritos num curso de licenciatura, mestrado ou doutoramento de uma instituição de ensino superior de Angola, que tenham concluído o 1.º ano curricular, possuam um plano de pesquisa com um orientador com vínculo a uma instituição de ensino superior de Angola.

"Todos os temas dos trabalhos são elegíveis, desde que contemplem uma abordagem a práticas, normas ou políticas da União Europeia. Os trabalhos devem ser individuais, originais, redigidos em português, podendo ser aproveitadas as pesquisas feitas no âmbito do curso do aluno, incluindo as suas monografias e trabalhos finais".

Os candidatos interessados têm até o dia 28 de Outubro para submeter as candidaturas para [email protected]. Os candidatos podem ainda retirar a ficha de candidatura ou obter mais informações a partir do https://dialogosue-angola.org.

A candidatura deve ser dirigida ao Júri de selecção do prémio académico Diálogos UE-Angola 2022 e entregue em suporte digital.

Os membros do Júri de selecção não podem participar numa candidatura, seja como estudantes, seja como orientadores de um candidato.

Os candidatos que submeterem informações falsas vão ser excluídos automaticamente do prémio e serão impedidos de concorrerem às edições futuras do Prémio. "Serão incentivadas as candidaturas de estudantes de todas as províncias"

Quanto aos benefícios do prémio, incluem a edição de uma publicação com os autores galardoados com prémios e menções honrosas, a atribuição de uma viagem para visita às instituições europeias em Bruxelas aos autores de até 10 melhores trabalhos e aos seus orientadores, o apoio à criação de posters de até 20 menções honrosas, a participação dos autores galardoados com prémios e menções honrosas e respectivos orientadores na conferência final da edição de 2022 do Prémio e à atribuição de diplomas.

Os candidatos podem ver os requisitos e regras para redacção dos trabalhos no regulamento revisto anualmente e disponível em www.dialogosue-angola.org.

O candidato que, no momento da candidatura, aguarde a conclusão dos processos internos da sua instituição de ensino para a aprovação no presente ano académico, deve entregar uma declaração de honra assinada (disponível em www.dialogosue-angola.org), que ateste o compromisso de entrega do documento da alínea d), logo que este seja disponibilizado.

Após o envio da candidatura, os resultados provisórios serão comunicados aos candidatos e respectivos orientadores até 25 de Novembro de 2022.

A Associação das Instituições de Ensino Superior Privadas Angolanas apoia a dinamização do Prémio Académico, pois acreditam que a iniciativa vai criar oportunidades para potenciar as parcerias entre as instituições.