Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Novo aeroporto volta a ter energia após 'apagão' nesta segunda-feira

AIAAN registou falha de energia entre as 11h28 e as 14h27

Queda de tensão na linha da subestação de Catete está na base da interrupção no fornecimento de energia da rede pública ao novo aeroporto, que registou falha de energia entre as 11h28 e as 14h27. Gestora do aeroporto refere que a recepção e processamento de passageiros, os embarques e as actividades de apoio às aeronaves não sofreram qualquer impacto.

O Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN) voltou a ter energia, após interrupção no fornecimento de energia da rede pública, entre as 11h28 e as 14h27, provocada pela queda de tensão na linha da subestação dos serviços de Catete, segundo uma nota da Airport Temporary Operator (ATO), a instituição responsável por gerir temporariamente o novo aeroporto enviada ao Expansão.

"O protocolo de contingência foi accionada de imediato, garantido, através dos grupos gerados, o pleno funcionamento dos serviços críticos e de suporte", aponta a instituição.

A ATO refere ainda na nota, que todas as operações decorrem com total normalidade, sendo que a recepção e processamento de passageiros, os embarques e as actividades de apoio às aeronaves não sofreram qualquer impacto.

Recordar que a transferência dos voos internacionais para o Novo Aeroporto, de todas as companhias que operam em Angola, deve ser feita até 30 de Setembro, segundo o ministério dos transportes. A TAAG já anunciou que vai transferir, a partir de 15 de Setembro, a totalidade da sua operação, incluídos todos os voos internacionais, do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro em Luanda para o novo Aeroporto.

Entretanto, Expansão falou com as principais companhias estrangeiras a operar em Angola, e percebeu que nesta altura a convicção é que não será possível mudar na mesma altura que a companhia de bandeira.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo