Saltar para conteúdo da página
Menu
Pesquisar
Assinar
Destaques
III FÓRUM ENERGIA E AMBIENTE
IX FÓRUM SEGUROS
Angola
Secções
EXPANSÃO - Página Inicial
Gestão
Principais Notícias
Em Destaque
Quanto achas que vale o teu sonho?
Acredito na força e no poder de concretizarmos aquilo que é verdadeiramente importante nas nossas vidas. Já tive sonhos que se tornaram realidade, outros que ainda aguardam o seu tempo, e alguns que ficaram pelo caminho. E está tudo bem.Sim, está tudo bem, desde que estejas bem contigo.
EM ANÁLISE
Últimas Notícias
Diversidade sem inclusão é ilusão: Como evitar subculturas tóxicas nas organizações
Ter pessoas de diferentes formações, províncias, etnias, géneros ou experiências no seio da mesma instituição é uma riqueza - mas apenas quando essas diferenças são valorizadas e integradas com inteligência. Caso contrário, o que encontramos são "ilhas" dentro das organizações.
26 JUNHO 2025
É tempo de rever e completar o regime aplicável à emissão de obrigações
O regime actualmente estabelecido para a emissão de obrigações em Angola encontra-se desactualizado, sendo premente a sua revisão, designadamente com vista à sustentação da economia angolana e dos agentes económicos que nela actuam, bem como à dinamização do mercado de capitais.
26 JUNHO 2025
Inclusão Financeira: A Urgência de Democratizar o Acesso ao Dinheiro em Angola
A verdadeira inclusão financeira vai além de abrir contas bancárias. É garantir que cada angolano independentemente da sua localização, género ou idade tenha acesso justo, seguro e acessível aos produtos financeiros.
21 JUNHO 2025
Como está a Inteligência Artificial a salvar o sistema financeiro?
Num contexto em que os reguladores internacionais e regionais, incluindo o Banco Nacional de Angola (BNA), exigem maior rigor na gestão e protecção da informação, a Inteligência Artificial tem vindo a afirmar-se como ferramenta importante na avaliação e melhoria da qualidade de dados no sistema financeiro.
18 JUNHO 2025
Desminar as mentalidades: uma urgência nacional
A clássica frase, "não existem países subdesenvolvidos, mas sim sub-administrados", encaixa-se perfeitamente ao contexto angolano. A questão não é a ausência de potencial, é a gestão. Falta uma governação com foco pedagógico, ao invés de punitivo. Os empreendedores morrem antes de nascer formalmente.
17 JUNHO 2025
Quando começo a perguntar "O Que Entrego?", tudo muda
Este questionamento, feito no silêncio do pensamento ou partilhado numa conversa de corredor, tem o poder de mudar profundamente a forma como profissionais se relacionam com o seu trabalho e, mais importante ainda, de influenciar directamente os resultados da organização.
14 JUNHO 2025
O poder de aprender a dizer "Não", sem culpa!
A exigência constante leva, por vezes, a uma autocrítica excessiva. Aprender a perdoar-se por não conseguir fazer tudo é parte do processo. Cuidar de si, com realismo e empatia, é uma competência de liderança e não apenas um gesto de bem-estar.
05 JUNHO 2025
Inclusão digital: Ferramenta de igualdade e progresso
A aposta estratégica na digitalização poderá funcionar como um motor de prosperidade económica e de coesão social. No entanto, o seu sucesso dependerá da coordenação efectiva entre os sectores público e privado, do reforço das infra-estruturas, da acessibilidade tecnológica e, sobretudo, do investimento contínuo na qualificação digital dos cidadãos.
04 JUNHO 2025
Liderar com equilíbrio: quando o bem- estar do líder dita o rumo da empresa
Quando o líder adoece, mesmo que em silêncio, a organização inteira sofre. E é por isso que cada vez mais se torna evidente: a saúde emocional de uma empresa começa - e muitas vezes termina - na saúde emocional de quem a lidera. (...) Talvez esteja na hora de deixarmos para trás o modelo do , incansável. E abraçarmos um novo paradigma: o do líder consciente...
29 MAIO 2025
Bebés reborn e o apocalipse
Não é nova a existência de novas modas e tendências; não é nova a canalização dos afectos e dos vazios para objectos; não é nova a complexidade humana; não é nova a nossa tendência para julgar; não é novo o nosso medo do que não entendemos; e - definitivamente - não é nova a nossa leitura de tudo o que não compreendemos como sendo um sinal do fim dos tempos, um sinal do apocalipse. É, entretanto, uma excelente oportunidade para nos debruçarmos sobre a nossa tendência para o julgamento e para o medo do fim do mundo
29 MAIO 2025
Subscreva a newsletter diária
Top
Mais recentes
Mais Lidas
Zap, DSTV e Tv Cabo perderam mais de 35 mil clientes em 2024
"A comunicação entre seguradoras e segurados ainda é muito pequena e muito fraca"
Petróleo estabiliza com mercado atento à decisão da OPEP+ sobre aumento da produção
Telemóveis com crescimento mais baixo em cinco anos
Companhias aéreas estrangeiras só mudam para o novo aeroporto em Outubro
Zap, DSTV e Tv Cabo perderam mais de 35 mil clientes em 2024
Gemcorp, sul-africanos e vietnamitas em negociações para a compra do BNI
Falta de garantias atrasa financiamento americano ao Corredor do Lobito
Foto da Semana
Opinião
EDITORIAL
João Armando
Coisas sérias
Mas nestas coisas dos prazos o País tem alguma dificuldade em acertar. Muitas vezes sem qualquer justificação que não seja a fraca capacidade de planeamento dos envolvidos e um enorme sentido de irresponsabilidade dos responsáveis.
CONVIDADO
Luis Teles
Uma nova era de investimento e comércio entre os EUA e África
MILAGRE OU MIRAGEM?
Fernandes Wanda
A recuperação pós-Covid alicerçada no sector produtivo ainda nem começou!
CONVIDADO
Ntony Fernando Dala
Entre o grito das necessidades e o sussurrar do cidadão: Um olhar para mobilidade urbana
CONVIDADO
João Machado
Crescimento económico: Paradoxo da abundância e diversificação económica
CHANCELA DO CINVESTEC
Heitor Carvalho
Sobre o Relatório Económico Anual de 2024
CONVIDADO
Manuel Alberto
O custo de planear às cegas: Como a ausência de diagnóstico perpetua o ciclo do fracasso das políticas públicas em Angola?
Outras Secções
Seca no sul do País apresentada em telas pintadas
Artista plástica sugere, através de 16 quadros, uma reflexão sobre a realidade da seca que afecta a vida de várias famílias.
Agenda
Zap, DSTV e Tv Cabo perderam mais de 35 mil clientes em 2024
Esta perda de clientes já é maior desde 2021, quando o sector foi arrasado pelas Tvs comunitárias e a crise económica. Com o crescimento dos dispositivos ligados à "net"" e o surgimento do streaming e de aplicativos de difusão piratas , que ainda são difíceis de controlar , a queda da Tv tradicional tende a aumentar.
Empresas & Mercados
Telemóveis com crescimento mais baixo em cinco anos
Em 2024, o mercado de telefonia móvel cresceu apenas 3% para 26,4 milhões de subscritores. Mercado tem hoje menos margem para crescer.
Empresas & Mercados
Gestores violam Lei dos Contratos Públicos e "escondem" procedimento
No ano passado foram detectados organismos centrais e locais com elevadas somas financeiras cabimentadas sem que tenham comunicado um único procedimento concursal ao SNCP. Foi o caso da província do Bengo.
Angola
100 milhões USD para a compra de 180 mil toneladas de fertilizantes
Todos os anos o Governo gasta milhões de USD emfertilizantes que depois distribui aos agricultores, sem que isso tenha impacto na produtividade.
Angola
Contratos públicos reportados representam apenas 8% do total que o Estado gastou em 2024
Ao todo, o 'polícia' da contratação pública registou 4.389 aberturas de procedimentos contratuais no ano passado, mas depois as entidades públicas apenas lhe comunicaram 183 adjudicações. Contas feitas, o SNCP apurou 507,3 mil milhões Kz em contratações públicas, equivalente a 8% dos 6,3 biliões Kz que o Estado gastou.
Angola
Multimédia
Coisas sérias
Edição 832 do Expansão, de Sexta-feira, dia 27 de Junho de 2025
Atrasados
Edição 831 do Expansão, de Sexta-feira, dia 20 de Junho de 2025
"A verdade é que o banco BIC está a ser ostracizado pelo Poder"
O banqueiro revela também que o Estado não tem cumprido com a banca alguns dos compromissos assumidos, gerando desconfiança no sector. Confirma que Isabel dos Santos se mantém como accionista do BIC e que participa em todas as assembleias
Diáspora está a aumentar
Edição 830 do Expansão, sexta-feira, dia 13 de Maio de 2025
Dia da criança africana
Em alusão ao Dia da Criança Africana, 16 de Junho, o Expansão dispõe um conjunto de fotografias em reportagens que sobre crianças em diferentes zonas do País.
"Sim, passou-me pela cabeça pedir a demissão naquele momento"
Quatro meses depois do escândalo de corrupção na AGT se ter tornado público, o PCA da instituição fala-nos dos projectos que estão a ser desenvolvidos, dos mecanismos de controlo implantados e da relação com os contribuintes. Edição 829 do Expansão, de Sexta-feira, dia 06 de Junho de 2025.
Informal
Edição 829 do Expansão, de Sexta-feira, dia 06 de Junho de 2025
Newsletter gratuita
Fechar
Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo