Angola emite 258 milhões USD em Samurai Bonds
O Ministério das Finanças concluiu na semana passada aquela que foi a primeira emissão de títulos em moeda estrangeira no mercado japonês, os denominados Samurai Bonds, através da emissão em ienes do equivalente a 258 milhões USD. Esta emissão foi estruturada em duas tranche, com maturidade de cinco anos e com uma taxa de juro de 2,6%.
De acordo com um comunicado do MinFin, os recursos mobilizados no âmbito da estratégia de médio prazo para a gestão da dívida pública serão aplicados no financiamento de programas prioritários do Governo.
Esta operação foi concretizada sob a forma de colocação privada no mercado japonês, contando com uma garantia creditícia da Africa Finance Corporation (AFC) e com a actuação do Grupo Mizuho, enquanto facilitador da transacção.
Em Agosto de 2025, Angola assinou acordos com o Japão em vários domínios que serão executados através da emissão de obrigações, com recurso ao mercado de capitais japonês. Entre estes, consta o acordo rubricado com o Banco Mizuho, que incidirá em programas de cooperação financeira.











