Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

BODIVA convoca assembleia de accionistas para 11 de Dezembro

Um ano depois de abrir o seu capital em bolsa

Foi concretamente a 11 de Dezembro (de 2024) que a sociedade gestora de mercados regulamentados abriu 30% do seu capital na bolsa, no âmbito do PROPRIV. Um ano depois, vai reunir-se com novos accionistas.

A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), enquanto, sociedade aberta e gestora de mercados regulamentados, convocou os accionistas para uma Assembleia Geral Ordinária, para 11 de Dezembro, onde serão votados a proposta de orçamento para 2026, segundo avançou a instituição em comunicado.

A reunião será realizada presencialmente, no dia 11 de Dezembro de 2025, pelas 9 horas e 30 minutos, no Hotel de Convenções do Talatona "HCTA", em Luanda.

Na agenda consta ainda implementação do projecto da Contraparte Central (CCP) e a modernização da estrutura de governação da instituição pelos titulares de acções registadas até 6 de Dezembro de 2025 e que detêm acções individuais ou em grupo, com pelo menos 5% do capital social, que lhes dá o direito de solicitar a inclusão de novos pontos na ordem de trabalhos.

"Os accionistas, que isoladamente ou agrupados, detenham acções com um valor correspondente a, pelo menos, 5% do capital social têm direito a, nos cinco dias seguintes à última publicação da convocatória, requerer, por escrito, ao Presidente da Mesa, a inclusão de assuntos na ordem de trabalhos da Assembleia Geral", lê-se no documento.

Já os assuntos incluídos na ordem de trabalhos, devem ser comunicados aos accionistas pela mesma forma utilizada para а convocação da Assembleia Geral, até 10 dias antes da sua realização. Caso não se verifique o deferimento do requerimento, os interessados podem requerer judicialmente a convocação de uma nova assembleia para deliberar sobre os assuntos requeridos, aplicando-se neste caso o disposto no n.° 6 do artigo 395.° da Lei das Sociedades Comerciais.

Recordar que a BODIVA estreou-se na bolsa a 11 de Dezembro de 20224, depois de fazer uma OPV de 30% do seu capital social com o objectivo de ampliar a participação de investidores privados e de fortalecer a infraestrutura do mercado financeiro angolano. Esta operação inseriu-se no Programa de Privatizações (PROPRIV).

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo