Marcas Cuca, Tio Lucas e água Pura são "top of mind" dos angolano
De acordo com o estudo, 33% das marcas mais referenciadas no top 20 são de moda, 15% de alimentação, 14% bebidas e 14% são marcas de higiene.
Um estudo que teve como amostra 1.043 entrevistados da cidade capital mostra que as marcas nacionais Cuca, Tio Lucas e água Pura constam no top 20 das marcas com maior notoriedade para os angolanos. No geral, o top 3 é composto pelas marcas desportivas Nike, Adidas e Puma.
O estudo é resultado da percepção espontânea que as marcas causam no consumidor e avalia as respostas dos entrevistados quando inquiridos sobre quais as três marcas mais relevantes para as dimensões como notoriedade, marcas com as quais se identificam, marcas que satisfazem as suas necessidades, marcas únicas e insubstituíveis e marcas que transmitem mais confiança.
A pesquisa de mercado realizada pela empresa Keyresearch foi desenvolvida durante o mês de Agosto de 2024, nos municípios de Luanda, Viana, Cacuaco, Belas e Cazenga. Durante a apresentação dos resultados do estudo, o director-geral da Keyresearch, Paulo Santos, mencionou que em termos de peso por sector, quatro sectores de actividade dominam 76% do top 20 do ranking, nomea damente a moda, alimentação, bebidas e produtos de higiene.
De acordo com o estudo, 33% das marcas mais referenciadas no top 20 são de moda, 15% de alimentação, 14% bebidas e 14% são marcas de produtos de higiene.
As marcas Patriota, Orion, Zipp, Madar, Yala, Tigra e Bela são as sete novas entradas no Top 20 de marcas exclusivamente nacionais ou com representação em Angola. Dos entrevistados, 51% foram mulheres e 49% homens, da faixa etária dos 15 anos em diante. O estudo apresenta uma margem de erro de 3,3 % para um intervalo de confiança de 95%.
Ainda de acordo com o estudo, que avaliou o impacto da distinção junto dos consumidores nacionais, 88,7% afirmou confiar ou confiar totalmente numa marca que seja da Superbrands, entidade parceira da Keyresearch. E 95,1% estão mais ou muito mais inclinados a comprar uma marca Superbrand, como comprova o inquérito sobre as características associadas a uma destas marcas: 79% qualidade, 76% confiança e 72% valor.