"Queremos ser uma empresa em Angola de angolanos"
Diogo Caldas aponta a conquista de outros países como um dos grandes desafios da empresa que olha para o mercado angolano como aposta para o desenvolvimento contínuo da Refriango e para reforçar o peso do sector das bebidas na economia nacional.
A Refriango comemorou recentemente 20 anos de existência. Passados estes anos, é a empresa que projectaram?
A Refriango hoje é uma grande empresa de bebidas, é um grande orgulho. Nasceu em Angola, para os angolanos. Começou do zero, uma empresa que começou por produzir o primeiro refrigerante, o Blue, e que passado 20 anos tem não só o Blue, no seu portfólio, mas também água, sumos, refrigerantes, bebidas energéticas e cervejas, como a Tigra. Produtos de parceiros, como a Diageo, Coca-Cola, Super Bock, Pascoal. Ou seja, temos um portfólio muito diversificado. A Refriango é sem dúvida uma empresa que acabou por contribuir bastante para Angola, para os angolanos, mas estamos muito no início.
Porquê?
Acreditamos que temos muito para fazer, para percorrer. Temos ao longo destes 20 anos trilhado aquilo que tem sido o nosso sonho, mas o nosso sonho está no início. Queremos continuar a crescer, não só em Angola, mas também levar a Refriango para outros países. Já o fazemos através da exportação. Hoje já exportamos para mais de 15 países, mas queremos também continuar a fazer este caminho através do crescimento regional. Por isso, a Refriango quer fazer e quer, ao longo dos próximos anos, continuar o seu caminho para outras geografias, para poder produzir marcas de Angola, não só para os angolanos, mas também para outros consumidores de outros países.
Quais são os principais produtos do portfólio da Refriango?
Temos a Tigra. A Tigra é um produto de referência, é um produto que é a cerveja da nova Angola. Uma cerveja que foi lançada em 2016, que acaba por se destacar bastante, não só em Luanda, mas também nas restantes províncias do País. Temos outros produtos que são mais icónicos, como é o caso do Blue. O Blue é um produto que foi lançado há 20 anos. É um produto que marcou aqui uma nova geração, o primeiro refrigerante produzido em Angola, com sabores inovadores, ao gosto dos angolanos, com muita festa. E por isso acaba por se destacar e destacou-se muito ao longo de vários anos. Temos também a marca Pura. Uma água que tem vários prémios de qualidade. Uma água de confiança, que garante os minerais certos para a saúde do seu consumidor, mas temos muitas marcas. Que também se destacam? Temos 16 marcas próprias, depois temos as marcas dos nossos parceiros, como é o caso da Coca- -Cola, Fanta, Sprite e Schweppes. Por causa da Diageo, produzimos localmente o gin Gordons, Smirnoff, whisky Vat 69, White Horse. Mas também distribuímos o Johnny Walker, JB, as Thinker A. Temos produtos para todo o tipo de consumidor. Em 2022, a Coca-Cola passou para a Refriango.
Como foi este processo?
A Coca-Cola é uma marca internacional bastante forte, a Refriango em 2022 fez este acordo com a Coca-Cola Company, em Atlanta, para este acordo de longo prazo. Não só para produzir, a marca Coca-Cola, Fanta, Sprite e Schweppes, mas também para distribuir estes produtos no mercado angolano. Foi uma parceria bastante relevante para a Coca-Cola e também para nós, porque o ADN das duas empresas é muito similar. Existe muita complementariedade das duas empresas, do seu portfólio. As marcas da Coca-Cola Company complementam o portfólio da Refriango. O consumidor Coca-Cola muitas vezes não é o mesmo consumidor do Blue, e por isso as marcas não se canibalizam e acabam por se complementar. E, por isso, acaba por trazer uma empresa mais forte.
Tem corrido bem esta parceria?
Não vou dizer que é fácil ter uma parceria com a Coca-Cola, porque são bastante exigentes, mas para a Refriango, e tendo em conta todo o trabalho que tem vindo a fazer ao longo dos anos, principalmente na vertente da qualidade e da formação das suas equipas, dos talentos que temos, acabou por conseguir-se fazer esta transição de uma forma mais fácil. Temos todas as certificações de qualidade ao longo de vários anos e apostámos sempre muito nestas certificações. E por isso conseguimos rapidamente passar a produzir estes produtos dentro de casa e fazer a sua distribuição. Ainda há um caminho grande para percorrermos e continuarmos a crescer nesta parceria com a Coca-Cola, para diversificar o portfólio, trazermos novos sabores, novos produtos aos consumidores agolanos.
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