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Universidade

69 cursos de Ciências da Educação não passaram na avaliação do INAAREES

139 CURSOS AVALIADOS NA 3ª FASE DO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO

Fraco investimento nas Instituições do Ensino Superior (sobretudo públicas) e baixo desempenho dos cursos nos indicadores obrigatórios, como currículos, corpo docente, investigação, extensão e infra-estruturas pesaram na nota negativa.

Sessenta e nove cursos de Ciências da Educação dos 139 que foram avaliados não foram acreditados pelo Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES), na terceira fase da avaliação externa ao ensino superior. Ainda assim, a maioria passou, com 70 cursos acreditados.

Os cursos avaliados, nesta terceira fase, pertencem a 37 instituições de ensino superior de 17 das 18 províncias do País (é importante lembrar que os resultados foram divulgados antes da divisão político-administrativa). As instituições cujos cursos foram acreditados receberam a orientação para melhorarem os currículos em dois anos. Já os cursos que não foram acreditados correm o risco de ser encerrados, caso não cumpram as orientações deixadas pela comissão avaliadora.

De acordo com o director geral do INAAREES, Jesus Tomé, do ponto de vista da gestão estratégica do ensino superior como um todo, concorreram negativamente para os resultados obtidos factores como o fraco investimento nas Instituições do Ensino Superior (sobretudo públicas) para o contínuo desenvolvimento das suas acções.

E do ponto de vista da gestão táctica da avaliação da qualidade na IES, além da quase inexistente cultura de qualidade, a causa principal para os fracos resultados obtidos por uma percentagem considerável de cursos avaliados (49,6%) assenta no baixo desempenho de tais cursos nos indicadores obrigatórios, como currículos, corpo docente, investigação, extensão e infra-estruturas. O processo de avaliação externa foi realizado por Comissões de Avaliação Externa (CAE), constituídas por cinco membros cada, sendo um coordenador, um especialista internacional, um especialista nacional, um membro socializado e um gestor de procedimentos.

O INAAREES, por intermédio de comissões de avaliação externa, levou a cabo o processo, operacionalizado de 28 a 31 de Outubro de 2024, tendo sido avaliados 139 cursos de Ciências da Educação ministrados em 37 Instituições de Ensino Superior (IES) legalmente criadas. "Todas as acções à volta desse processo enquadram-se no programa de Garantia da Qualidade do Ensino Superior, constantes do Plano de Desenvolvimento Sectorial do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), sendo este parte integrante do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023-2027)".

Benguela, Bié, Bengo, Cuanza Sul, Cuanza Norte, Cuando Cubango, Cabinda, Huambo, Huíla, Luanda, Lunda Norte, Malanje, Moxico e Namibe são as províncias onde o INAAREES realizou o processo de avaliação externa e de acreditação do ensino superior. A quarta fase avaliará os cursos de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas. Quanto à quinta fase, esta incidirá sobre os cursos de Ciências Sociais, Humanidades e Artes. Relativamente à sexta fase, serão avaliados os demais cursos que compõem a oferta formativa nacional. Por fim, a sétima fase avaliará os cursos de pós-graduação (mestrados e doutoramentos).

De recordar que, na primeira fase, o INAAREES acreditou sete cursos de saúde num universo de 30 cursos avaliados, durante o período de 2 a 6 de Outubro de 2023. Na segunda fase do processo de avaliação externa, foram avaliados 116 cursos de saúde lecionados em 50 instituições de ensino superior em 14 províncias do país.

Até ao momento, o INAAREES já realizou três fases de avaliação externa do 1.º ciclo, faltando quatro fases por serem realizadas até 2028, que é a meta da avaliação institucional.

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