Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Um terço dos bancos não resistiria a choque cambial em 2017

Relatório de Estabilidade Financeira 2017

Apesar de o dólar valer actualmente 268,3 Kz, os testes de "stress" realizados pelo banco central, em que o choque mais crítico apontava a uma apreciação de 50%, quando cada dólar valia 165,9 Kz, revelam que 10 bancos veriam o seu nível de solvabilidade descer abaixo do limite regulamentar.

Dez bancos não passaram nos "testes de stress" do BNA e veriam a sua solvência comprometida com uma apreciação de 50% do dólar face ao Kwanza em 2017, quando cada USD valia 165,9 Kz, de acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) relativo a 2017, divulgado esta semana pelo BNA.

No final de 2017, estavam autorizadas a funcionar no sistema financeiro angolano 30 instituições bancárias, mas apenas 29 estavam em funcionamento, das quais três públicas, 20 privadas nacionais e cinco filiais de bancos estrangeiros e uma sucursal.

Os relatórios de estabilidade inserem-se no âmbito da política macroprudencial das entidades supervisoras bancárias e visam informar os mercados sobre os riscos para a estabilidade do sistema financeiro e as medidas de mitigação dos mesmos. (...)

(Leia o artigo integral na edição 486 do Expansão, de sexta-feira 17 de Agosto de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)