Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Aumentam as denúncias de crimes económicos em Angola

Luanda acolhe Conferência Internacional sobre Fraudes e Delitos Económicos

Os angolanos estão a denunciar mais crimes económicos, revela o director-adjunto do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais (ISCPC), sem avançar números. "A denúncia de crimes económicos tende a estar equilibrada com os de natureza comum. No contexto actual, notamos que cidadãos e não só, participam cada vez mais crimes de natureza económica", afirmou Andrewyong Inaculo na apresentação da 1ª Conferência Internacional sobre Fraudes e Delitos económicos em Angola, que terá lugar a 23 e 24 de Outubro.

A iniciativa promovida pela World Compliance Association-Capítulo Angola, em parceria com o ISCPC, irá trazer a Luanda especialistas internacionais de vários países, nomeadamente representantes da Polícia Federal do Brasil ligados à Operação Lava Jato (a maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro realizada no país) e especialistas da União Europeia, com destaque para Alemanha.

Os cerca de 500 participantes esperados no Centro de Convenções de Talatona contarão também com oradores da World Compliance Association, da Polícia Nacional de Angola, da Procuradoria Geral da República (PGR) e dos Serviços de Investigação Criminal (SIC).

A conferência visa "despertar a sociedade sobre a necessidade de uma maior abertura e credibilização do ambiente de negócios no país, no quadro da "compliance", ferramenta que joga um papel importante no cumprimento normativo dentro das organizações", explicou a presidente da World Compliance Association-Capítulo Angola, na conferência de imprensa realizada na terça-feira, dia 28.

Segundo Andrea Moreno, o evento "vai ajudar o país a reforçar os mecanismos de prevenção e investigação de fraudes e delitos económicos, como fuga ao fisco e exportação ilícita de capitais, fraude nos seguros, branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, fraudes em meios electrónicos e subtracção de dados bancários".