Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Banco Fomento de Angola é o campeão das divisas no mês de Outubro com quase 93 milhões EUR

Mercado cambial

No mês de Novembro, o BNA leva a leilão o equivalente a 850 milhões USD, em sessões que se realizarão numa base diária. Só nos primeiros três leilões foram colocados 120 milhões USD.

O Banco Fomento de Angola (BFA) é o campeão das divisas em Outubro, depois de ter sido a instituição bancária que mais divisas comprou ao Banco Nacional de Angola (BNA), num mês em que foram colocados 647 milhões na banca comercial, de acordo com cálculos do Expansão.

Em Outubro decorreram 15 leilões, aos quais o BNA levou um total de 740 milhões EUR, mas apenas foram colocados 82% desse valor, ou seja, 647 milhões. Ao todo, foram 22 os bancos comerciais a comprar divisas ao banco central.

O BFA, com um total de 92,7 milhões EUR, foi o campeão das divisas em Outubro, com o pódio a ficar completo com o BIC, que ficou com 81,1 milhões, e o Millennium Atlântico, com 60,2 milhões (ver gráfico na versão impressa).

O mês de Outubro fica marcado pela subida do EUR acima da barreira dos 350 Kz, tendo o mês terminado com cada EUR a "valer" 350,640 Kz, traduzindo- -se numa depreciação de 47% do kwanza face à moeda europeia desde Janeiro, mês em que teve inicio a nova política cambial.

No mês de Novembro, o BNA leva a leilão o equivalente a 850 milhões USD, em sessões que se realizarão numa base diária. (...)


(Leia o artigo integral na edição 498 do Expansão, de sexta-feira, dia 9 de Novembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)