Director Carlos Rosado de Carvalho

Lexus dos deputados custaram o dobro do valor do mercado

Lexus dos deputados custaram o dobro do valor do mercado
Foto: Adjali Paulo

Comparação dos preços inscritos no relatório e contas da Assembleia Nacional com dados fornecidos por stands de Luanda apontam para "sobrefacturação". Empresa contratada para importação dos Lexus vendeu carros a 217 mil USD quando o valor de mercado de cada viatura estava abaixo dos 100 mil USD.

As viaturas protocolares adquiridas pela Assembleia Nacional (AN) custaram mais do dobro do valor de mercado, apurou o Expansão através do cruzamento da despesa oficial com um levantamento de preços no mercado automóvel de Luanda.

Segundo o Relatório de Execução Orçamental Financeira e Conta da AN referente ao exercício de 2017, a que o Expansão teve acesso, foram comprados 101 Lexus do modelo ES-350, ao preço de 35.943.858,48 Kz cada, e 10 do modelo LS 460L, a 48.186.446,67 Kz a unidade. À taxa de câmbio da data de aquisição estamos a falar de cerca de 217 mil USD e 290 mil USD, respectivamente.

Apenas foram contemplados com carros os deputados estreantes com o argumento que não havia orçamento para todos.

O Relatório de Execução Orçamental Financeira e Conta da Assembleia Nacional regista um gasto total com as viaturas de 4,7 mil milhões Kz, equivalentes a 28,2 milhões USD, ao câmbio de 2017. (...)


(Leia o artigo integral na edição 504 do Expansão, de sexta-feira, dia 21 de Dezembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i