Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

BNA enganou-se anos a fio na balança de pagamentos

PRINCIPALMENTE NO INVESTIMENTO DIRECTO DE ANGOLA NO ESTRANGEIRO

A título de exemplo, em 2017, os angolanos tinham investidos em empresas lá fora apenas 5,5 mil milhões USD e não os 22 mil milhões USD que o BNA dizia. Gato foi descoberto pelo FMI em meados deste ano. Além de 2017, também foi revisto ano de 2016. Mas as revisões deverão estender-se até 2010.

O Banco Nacional de Angola (BNA) andou anos a fio a publicar estatísticas erradas sobre o stock de investimento directo de Angola no estrangeiro até o Fundo Monetário Internacional (FMI) dar pelo "gato" em meados deste ano. De acordo com cálculos do Expansão, o "gato" ronda os 17 mil milhões USD.

As contas são simples de fazer. No Relatório da Balança de Pagamentos e Posição do Investimento Internacional (PII) 2017, divulgado em meados de Setembro deste ano, o BNA dizia que o stock de investimento directo de Angola no estrangeiro rondava os 22,8 mil milhões USD.

Traduzindo do economês, no final de 2017, os angolanos, ou melhor os residentes em Angola, sejam angolanos ou estrangeiros, tinham 22,8 mil milhões USD investidos em empresas no estrangeiro.

Já no relatório referente ao segundo trimestre de 2018, publicado recentemente e que inaugura a publicação de relatórios trimestrais sobre a balança de pagamentos, o stock de investimento directo de Angola não ultrapassava os 5,9 mil milhões USD. (...)

(Leia o artigo integral na edição 504 do Expansão, de sexta-feira, dia 21 de Dezembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)