Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Banco Mais e BANC com capital abaixo dos mínimos do BNA

ADEQUAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL E DOS FUNDOS PRÓPRIOS

Desde 1 de Janeiro de 2019 que os bancos são obrigados a ter um capital social mínimo de 7.500 milhões Kz. Antigo Banco de Pungo Andongo diz que não cumpre porque o banco central ainda não respondeu ao pedido de autorização do aumento aprovado pelos seus accionistas. Já o BANC aguarda fim de intervenção do BNA.

O Banco Mais e o Banco Angolano de Negócios e Comércio (BANC) foram os únicos bancos que terminaram o ano sem cumprir as regras do Banco Nacional de Angola (BNA) que obrigam as instituições bancárias a terem capital social e fundos próprios mínimos de 7,5 mil milhões Kz, desde 1 de Janeiro de 2019, de acordo com uma investigação do Expansão.

Após a publicação do aviso n.º 2/18 de 2 de Março de 2018 que estabeleceu os novos mínimos de capital social e fundos próprios, dos 29 bancos a operar em Angola, 20 não cumpriam com as novas regras com base nos dados de 31 de Dezembro de 2017.

Destes 20, oito necessitavam de entrada de dinheiro fresco para cumprirem com os novos requisitos do BNA. Os restantes 12 ou tinham reservas suficientes para aumentarem o capital ou estavam tão próximos que bastava terem lucros em 2018 para que não precisassem de recorrer aos accionistas.

Chegados ao fim de 2018, dos oito bancos que precisavam de injecções de capital, seis conseguiram passar no teste levantando junto dos accionistas 37,6 mil milhões Kz. (...)