Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

João Lourenço mexe no Governo e no Conselho da República

ANO COMEÇA COM EXONERAÇÕES

Chefe de Estado iniciou o novo ano com remodelações no Governo. O destaque para a estreia de Luther Rescova e o regresso de Job Capapinha.

O Presidente da República abriu o ano de 2019 com novas mexidas no Governo, com a entrada e saída de ministros, nos governos provinciais e também no Conselho da República.

O Chefe de Estado exonerou os governadores de Luanda, Cuanza Sul e Cuanza Norte, substituindo Adriano Mendes de Carvalho por Luther Rescova, líder da Juventude do MPLA, na capital do País.

Segundo uma nota da Casa Civil do Presidente da República, foi ainda exonerada Victória de Barros Neto, ministra das Pescas e do Mar, que deu lugar a Maria Baptista, que deixa o cargo de vice-reitora Interina para a Área Científica e Pós-Graduação da Universidade Agostinho Neto (UAN).

Faustina de Almeida Alves é a nova ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, sucedendo a Victória Francisco Correia da Conceição, que estava internada à hora de fecho desta edição alegadamente por tentativa de suicídio, após tomar conhecimento da exoneração.

Desterrado de Luanda, a capital política e económica do País, Adriano Mendes de Carvalho foi nomeado governador do Cuanza Norte, em substituição de José Maria Ferraz dos Santos.

Houve também mexidas na condução dos destinos da província do Cuanza Sul. O general Eusébio Teixeira de Brito foi destituído do cargo para dar lugar a Job Capapinha, antigo governador de Luanda.

Igualmente por decreto presidencial, o PR demitiu o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Alberto Jaime Pinto "Calabeto", nomeando José Carlos Bettencourt para o cargo. (...)


(Leia o artigo integral na edição 505 do Expansão, de sexta-feira, dia 4 de Janeiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)