Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Sonangol assina novos acordos com a BP e com a Exxon Mobil

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Depois da norte-americana Exxon Mobil, com três blocos de exploração no Namibe, a Sonangol celebrou um acordo de investimento com a britânica BP para pesquisa e exploração de poços de petróleo em offshore e o prolongamento até 2032 da licença de produção do projecto "Grande Plutónio".

A Sonangol e a British Petroleum (BP) assinaram, esta semana, um acordo que visa permitir um investimento da petrolífera britânica, cujo valor deverá ser anunciado só no próximo ano, para a exploração em águas profundas do Campo Platina, no bloco 18, com início de produção previsto apenas para 2022.

As duas companhias rubricaram um segundo acordo, sujeito à aprovação do Governo, para o prolongamento até 2032 da licença de produção do projecto "Grande Plutónio", um acordo em que a Sonangol Pesquisa e Produção espera vir a deter 8% em acções.

Este projecto de exploração petrolífera em offshore, o "Grande Plutónio", que engloba cinco grandes campos de crude, iniciou a sua produção em 2007, tendo desde essa altura como accionistas a BP (50%) e a Sonangol Sinopec Internacional Limited (50%).

Contactada pelo Expansão, a Sonangol não quis prestar qualquer esclarecimento sobre uma possível alteração do quadro accionista do projecto "Grande Plutónio", tendo apenas a BP de Angola alertado que, "nesta fase, os termos do acordo ainda não foram apresentados. Cada lado poderá ceder 4% da sua participação, ficando a Sonangol Pesquisa e Produção como terceira entidade". (...)


(Leia o artigo integral na edição 504 do Expansão, de sexta-feira, dia 21 de Dezembro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)