Governo lança concurso para Centro Político Administrativo

Governo lança concurso para Centro Político Administrativo
Foto: Lídia Onde

Projecto visa juntar todos os departamentos ministeriais, secretariado do Conselho de Ministros e Serviços de Apoio e Protocolares na zona da Chicala, próximo da Assembleia Nacional.

O Presidente da República autorizou o lançamento de um concurso público para a adjudicação dos contratos que visam a implementação dos projectos do futuro Centro Político Administrativo, projecto que visa juntar todos os departamentos ministeriais, secretariado do Conselho de Ministros e Serviços de Apoio e Protocolares na zona da Chicala, próximo da Assembleia Nacional e do Palácio Presidencial.

Fontes ligadas ao processo adiantaram ao Expansão que este projecto visa a construção de 28 edifícios e que o Governo está à procura de financiamentos externos e internos para avançar com as obras.

A 14 de Fevereiro, o ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida, já tinha anunciado "para breve" a abertura do concurso público do Centro Político Administrativo que será feito por lotes na modalidade B.O.T. (Build, Operate and transfer - Constrói, opera e transfere).

Em Junho de 2018, foi criada por despacho presidencial uma comissão intersectorial para "negociar a aquisição de terrenos" para este novo Centro Político- Administrativo, na capital, e para "propor a modalidade contratual com potenciais investidores privados" para a sua implementação. Entretanto, de acordo com o despacho presidencial 19/19, de 8 de Fevereiro, foi autorizada a aquisição de um terreno já loteado e infra-estruturado, devoluto e livre de quaisquer ónus e encargos, com uma dimensão de mais de 211 mil metros quadrados, por pouco mais de 344 milhões USD a celebrar com a empresa SODIMO - Sociedade de Desenvolvimento Imobiliário, S.A). (...)


(Leia o artigo integral na edição 512 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Fevereiro de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i