Director João Armando

Engenheiro cria calculadora que estima custos de campo de petróleo

Engenheiro cria calculadora que estima custos de campo de petróleo
Foto: D.R.

Um software criado por Silvestre Cassa Lombo, engenheiro de instalações petrolíferas, permite, quando se descobre um campo de petróleo, calcular o tipo de sonda, a perfuração e o custo de produção do campo. A calculadora, cuja autoria foi registada pelo Ministério da Cultura, já está a ser comercializado.

Um engenheiro de instalações petrolíferas desenvolveu um software que permite fazer a projecção de infra-estruturas petrolíferas e estimar os custos de produção de um campo de petróleo.

A calculadora, criada pelo engenheiro de instalações petrolíferas Silvestre Cassa Lombo, denominada OFC 2000, começou a ser desenvolvida em 2001, no âmbito da cadeira de simulação de reservatórios petrolíferos na Universidade estatal de Luisiana, nos EUA.

"Quando é descoberto um campo [local onde foi confirmada a existência de petróleo], os dados técnicos dos estudos preliminares retirados são inseridos na calculadora e ela, por sua vez, calcula, por exemplo, o perfil de produção, de perfuração, o tipo de sondas a usar e estima o custo de produção do campo", explica o criador do programa.

O software calcula também o reservatório e perfuração, instalação de equipamentos submarinos, instalações de superfície, plataformas flutuantes e fixas, custos económicos, relatório, linha de água, de gás, isolador e o tipo de linha.

"A linha é o chamado tubo que serve para transportar o óleo do poço para o centro de processamento", esclarece Silvestre Cassa Lombo, sublinhando que as funções da calculadora estão em português e também podem estar em qualquer língua. (...)


(Leia o artigo integral na edição 516 do Expansão, de sexta-feira, dia 22 de Março de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i