Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Aumento da procura justifica projectos de 30 mil milhões USD na refinação de combustíveis

CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO AFRICANA DE REFINADORES

África está identificada como a única região do mundo onde a procura de combustíveis está constantemente a aumentar, devido ao crescimento das economias do continente.

África é uma das poucas regiões do mundo onde a procura por combustíveis tem crescido de forma sustentada, com o gasóleo e a gasolina a "registarem um crescimento de 4%", impulsionado pela expansão das economias do continente, referiu a Associação Africana de Refinadores e Distribuidores, no final do congresso anual na Cidade do Cabo, África do Sul, aludindo a projectos na ordem dos 30 mil milhões USD.

Durante a conferência anual da ARA (na sigla em inglês), que decorreu na última semana de Março, foi feito um balanço dos investimentos realizados na área da refinação, principalmente em empreendimentos de logística, distribuição, armazenamento, instalações de importação e em acções de marketing. Angola faz parte do lote de quatro países onde o investimento é mais evidente, segundo informação da ARA, divulgada no site Petroleum Africa. África do Sul, Marrocos e Nigéria completam o top 4.

No sector da refinação, que enfrentou muitos desafios, há novos projectos a nascer, nomeadamente a refinaria do grupo Dangote, pertencente a Alhaji Aliko Dangote, segundo a Forbes, o homem mais rico de África, prevendo-se para breve a entrada em funcionamento das unidades de produção deste empreendimento. (...)



(Leia o artigo integral na edição 518 do Expansão, de quarta-feira, dia 3 de Abril de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)