Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Universidade

Estudantes angolanos vão à final da Huawei ICT Competition na China

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Depois de ficar em 2.º lugar na final regional do concurso internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Huawei ICT Competition, realizada na África do Sul, a equipa angolana vai competir na final em Shenzhen, na China, com 40 equipas de outras partes do mundo.

Os estudantes angolanos que conquistaram o 2.º lugar na final regional do concurso Huawei ICT Competition África Subsariana , realizada na África do Sul, no mês de Março, vão competir na final da competição, em Shenzhen, na China, em Maio.

A Huawei ICT Competition é uma competição mundial de talentos na área das tecnologias de informação e comunicação, destinada a alunos das universidades com cursos nesta área, visando abordar as lacunas globais nos TIC e a "crise de competências digitais".

A equipa angolana CFITEL foi constituída por Masobelo José Monteiro, instrutor do grupo, e Luís António de Almeida, ambos estudantes do 5.º ano do curso de Telecomunicações do ISUTIC, José Luís Morais Simão, finalista do curso de Engenharia Informática da mesma instituição, e Joaquim Jacinto da Conceição, finalista do curso de Telecomunicações na Universidade Metropolitana.

A equipa angolana, que ficou em 2.º lugar em conjunto com uma equipa do Quénia, usou um software emulador de rede informático Huawei e outros projectos virtuais na competição.

Os estudantes simularam um ambiente de rede interligado com vários dispositivos, desde computadores, impressoras, telefones, entre outros dispositivos da Huawei. (...)


(Leia o artigo integral na edição 520 do Expansão, de quarta-feira, dia 18 de Abril de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)