Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Operações bancárias já podem ser realizadas no 'smartphone' através do multicaixa express

LEVANTAMENTO DE DINHEIRO SEM CARTÃO

A app MCX EXPRESS permite realizar pagamentos, fazer consultas, levantamentos e transferências. Para começar a usar o aplicativo, basta associar o seu cartão ao seu número de telemóvel.

A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) apresentou, esta semana, o Multicaixa Express (MCX Express), a primeira plataforma que permitirá fazer várias operações bancárias, através do telemóvel, e que agrega, numa primeira fase, cartões de 24 entidades financeiras num total de 26 bancos existentes.

Para além de pagamentos, consultas e levantamentos, o MCX Express permitirá alterar o código do cartão multicaixa, fazer recargas no telemóvel, pagamento de facturas, apresentação electrónica de facturas, consulta do número bancário internacional (IBAN - sigla em inglês) e transferências bancárias.

Desde a entrada em funcionamento da plataforma, já foram registados 1 241 utilizadores, realizadas 70 320 transações. O aplicativo já agregou 2 463 cartões e registou 1 404 downloads, sendo 1 023 no Google Play e 381 no App Store.

Uma das principais ideias transmitidas pela EMIS, e que a empresa processadora das operações fez questão de salientar, é que esta solução vai permitir que utilizadores tenham, num só aplicativo, acesso a todos os cartões das instituições financeiras de que são clientes.

Na sequência da apresentação da plataforma, o presidente da Comissão Executiva da EMIS, José Gualberto Matos, disse que a nova solução, para além de agregar os serviços essenciais bancários, "garante maior segurança, conveniência e disponibilidade, não estando susceptível a interrupções, quando comparado com os meios tradicionais". A EMIS adiantou que "pretende, nos próximos tempos, desmaterializar os cartões físicos". (...)


(Leia o artigo integral na edição 521 do Expansão, de quarta-feira, dia 26 de Abril de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)