Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Câmaras de comércio pressionam Governo a "pôr mão" à burocracia para facilitar negócios

PRESIDENTE LOURENÇO APELA A MAIOR RIGOR NA UTILIZAÇÃO DE FUNDOS

Num fórum em que estiveram mais de 600 empresários, os homens de negócios pediram ao Presidente da República que abra a economia ao sector privado.

Os empresários que participaram esta semana no 1.º Fórum das Câmaras de Comércio e Indústria apelaram ao Presidente da República para que "ponha mão" à elevada burocracia que se regista nas instituições públicas e que prejudica o ambiente de negócios em Angola.

De acordo com o presidente da Câmara de Comércio Angola-China, Arnaldo Calado, que falava em representação dos mais de 600 empresários que participaram na iniciativa realizada em Luanda, é importante que o Governo crie uma lei para acabar com o excesso de burocracia. No seu entender, os constrangimentos que ainda imperam nas instituições públicas estão a retrair o desenvolvimento da cooperação no mundo de negócios entre países.

O gestor afirma que há investidores interessados em aumentar os seus investimentos em Angola, mas a excessiva burocracia que tem como consequência atrasos nas decisões está a retrair os investimentos.

Por outro lado, o representante da Câmara de Comércio Angola- África do Sul, Victoriano Nicolau, disser que o Governo tem que definir como prioritário a cooperação empresarial do País com o resto do continente africano porque Angola tem mercado para exportar bens que muitos países africanos não têm.

O encontro serviu para alertar as autoridades para os riscos da falta de abertura do mercado ao capital estrangeiro, mas também para apresentar queixas, sobretudo sobre o insuficiente acesso da indústria a electricidade e água, mas também sobre as dificuldades no repatriamento dos lucros das empresas estrangeiras. (...)


(Leia o artigo integral na edição 522 do Expansão, de quarta-feira, dia 3 de Maio de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)