Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Companhia de Bioenergia exporta etanol para a Europa

MALANJE

A facturação deverá atingir os 80 milhões USD, um valor abaixo dos 170 milhões registados entre 2014-2018. É o maior investimento industrial fora do petróleo.

A direcção comercial da Bioenergia de Angola (Biocom) procede, até ao final do mês, à exportação para a Europa de 8, 5 mil metros cúbicos de etanol em dois carregamentos.

De acordo com Fernando Cock, director comercial da Biocom, os carregamentos acontecem nos dia 13 e 23 e a carga resulta de contratos assinados com a empresa francesa Ryssow, e com a Alcotra, uma companhia suíça de produção, distribuição e comercialização de etanol.

Falando na abertura do ano agrícola 2019, o gestor anunciou que a empresa vai produzir 110 mil toneladas de açúcar, 20 mil metros cúbicos de etanol neutro e 60 megawatts de energia eléctrica.

A facturação com a venda de açúcar, etanol e energia eléctrica prevista para este ano é de 80 milhões USD , menos de metade do que a média de 170 milhões USD obtida de 2014 a 2018.

A empresa possui actualmente uma área plantada de 25 mil hectares de cana-de-açúcar, tendo produzido na campanha agrícola transacta 73 mil toneladas de cana-de-açúcar e 17 mil metros cúbicos de etanol. (...)


(Leia o artigo integral na edição 523 do Expansão, de quarta-feira, dia 10 de Maio de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)