Director João Armando

Economia perde peso entre o número de licenciados na UAN

Economia perde peso entre o número de licenciados na UAN
Foto: Lídia Onde

Contabilidade e Auditoria, uma das áreas com maior necessidade de profissionais, baixou o número de licenciados no ano académico de 2018, na Universidade Agostinho Neto, após três anos a crescer. A Faculdade de Economia tem três cursos entre os que lançaram menos licenciados para o mercado.

A Universidade Agostinho Neto lançou para o mercado 1.635 licenciados, num total de 1.721 graduações e pós-graduações concluídas no ano académico de 2018, conforme revelou o vice-reitor para a Área Académica e Vida Estudantil, Domingos Margarida, durante a cerimónia de outorga dos diplomas, que decorreu no final de Abril.

Entre as pós-graduações, contam-se 72 mestres, a maioria dos quais fizeram o mestrado nas faculdades de Direito, com 25, e de Economia, com 23 mestres, o que traduz uma diminuição do número de pós-graduados na Faculdade de Economia, menos seis, e um aumento na Faculdade de Direito, mais 26, relativamente ao ano académico de 2017.

Ao nível das licenciaturas, Economia está entre as faculdades com maior número de graduações, com um total de 297, mas está também entre as que registaram maior descida no número de diplomas atribuídos relativamente ao ano lectivo de 2017.

O curso de Contabilidade e Auditoria registou uma queda de 39,8% no número de licenciados, tendo passado de 118 diplomados em 2017 para 71 em 2018, interrompendo um ciclo de crescimento que vinha desde 2015, ano em que foram graduados 48 estudantes.

Maior queda teve o curso de Gestão e Administração Pública, que passou de 229 licenciados no ano académico de 2017, para 70 em 2018. Também aqui há uma inversão da curva ascendente que se vinha verificando desde 2015, ano em que se registou uma quebra no número de licenciados em quase todos os cursos. (...)


(Leia o artigo integral na edição 523 do Expansão, de quarta-feira, dia 10 de Maio de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i