Director João Armando

56.º aniversário marcado pelo lançamento oficial da ZCL

56.º aniversário marcado pelo lançamento oficial da ZCL
Foto: D.R.

A União Africana faz 56 anos no dia 25 de Maio. Cinco dias depois, a 30, vai fazer o lançamento oficial da Zona de Comércio Livre (ZCL), depois da ractificação do acordo de Kigali por parte de 22 de países. O primeiro passo para um projecto que pode tornar-se no maior mercado de livre comércio do mundo.

mora neste dia 25 de Maio o 56.º aniversário. Criada em 1963 ainda sob a designação de Organização da Unidade Africana, por iniciativa do imperador etíope Haile Selassie, juntou os 32 países que eram independentes no nosso continente. A 9 de Junho de 2002 foi refundada com o nome de União Africana, agora com 54 países (mais tarde juntou-se o Sudão do Sul que se tornou independente apenas em 2005), e teve como primeiro presidente o sul-africano Thabo Mbeki.

Se em 1963 as motivações eram fundamentalmente políticas, defender a soberania, integridade territorial, independência dos Estados africanos e erradicar todas as formas de colonialismo, em 2002 os desafios passaram a ser maioritariamente económicos, com o aproveitamento das riquezas, o desenvolvimento industrial e a integração económica, a dominarem a agenda da organização.

O desafio da integração económica passa pela implantação da Zona de Comércio Livre (ZCL), aprovada o ano passado na Cimeira de Chefes de Estado que decorreu em Kigali, subscrita por 45 dos 55 países presentes. A África do Sul, que se mostrava muito céptica no inicio da cimeira acabou por assinar o acordo, sendo que das maiores economias do continente, apenas a Nigéria ficou de fora. (...)


(Leia o artigo integral na edição 525 do Expansão, de quarta-feira, dia 24 de Maio de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i