Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Factura da luz vai duplicar no final de Junho

COMÉRCIO E INDÚSTRIA COM OS MAIORES AUMENTOS

Os preços das facturas da electricidade vão duplicar a partir de 24 de Junho, com os clientes do comércio e indústria a serem os mais penalizados, de acordo com um decreto executivo publicado esta semana em Diário da República, e confirmado ao Expansão por fonte do Ministério das Finanças.

Os maiores aumentos vão abranger três categorias, nomeadamente a doméstica social dois, a monofásica e a trifásica. Em termos gerais, para estas três categorias ou segmento de consumidores, o aumento ronda os 97%, já que o preço por quilowatt/ hora passa dos 6,5 Kz para os 12,8 Kz.

Ainda assim, este valor não cobre o custo real médio de produção que o Banco Mundial diz ser 15,8 Kz por kWh, de acordo com um documento onde se encontram os moldes do programa de financiamento a Angola, que será decidido em breve, para mitigar os efeitos do fim da subsidiação estatal a vários sectores como o da energia.

Esta subsidiação custa vários milhões USD ao País e tem permitido manter os preços da electricidade a valores abaixo dos custos de produção. (...)


(Leia o artigo integral na edição 526 do Expansão, de quarta-feira, dia 31 de Maio de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)