Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Liderança, uma aprendizagem contínua

Gestão de Pessoas

É a habilidade do líder conseguir gerir diferentes estilos que torna a sua liderança mais rica e consequentemente mais motivadora e com valor acrescentado à organização com sucesso claro nos resultados. A tomada de consciência dos traços de inteligência emocional ajudam-nos a ser melhores líderes e este é um processo que pode ser constantemente apreendido.

Quando falo e escrevo sobre o tema liderança gosto sempre de procurar informação actualizada, adequada e ajustada, bem como utilizar casos práticos, experiências vividas e, claro, dar a minha opinião de forma mais objectiva, transparente e clara sobre o tema.
Pelo que quando tenho a oportunidade de aprender e ouvir experts falarem sobre o tema sinto-me como uma criança a quem lhe foi dado um rebuçado e que quer aproveitar e prolongar o sabor deixando-o derreter-se lentamente na boca.
Por esta razão, o artigo de hoje tem como foco a minha visão e a minha partilha de algumas das grandes mensagens que tive a oportunidade de "beber" no Fórum Mundial de Liderança, realizado a semana passada e que tiveram um impacto na minha visão de liderança. Oradores que consolidaram aquilo que penso sobre este tema, outros que me fizeram sorrir, reflectir, ponderar e até agir. Como o conhecimento deve ser sempre partilhado, aqui fica a minha partilha.
Daniel Goleman é um dos gurus de Inteligência Emocional, que compartilhou alguns dos seus trabalhos, já imensamente conhecidos, Abordou o tema da liderança e do impacto dos diferentes estilos de líderes no clima organizacional. São os diferentes estilos de líder: coaching, autoritário, afiliativo, democrático, pacesetting, coercivo que coabitam e coexistem diariamente nas organizações. Em complemento, a tomada de consciência dos traços de inteligência emocional ajudam-nos a ser melhores líderes e este é um processo que pode ser constantemente apreendido.

(Leia o artigo na integra na edição 526 do Expansão, de sexta-feira 31 de Maio de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)