Director João Armando

O papel da governação corporativa no ambiente de negócios

O papel da governação corporativa no ambiente de negócios
Foto: D.R.

Como concretizar as orientações de boa governação nas empresas públicas? Como alavancar exponencialmente a sua efectividade e eficácia?

Na publicação das Directrizes da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico ("OCDE") sobre governação corporativa, o Secretário-Geral da OCDE reforça que um dos objectivos primordiais da governação corporativa será incentivar a criação de um ambiente de confiança, transparência e responsabilidade nas empresas, necessário para fomentar o investimento a longo prazo, a estabilidade económico-financeira e a integridade empresarial, promovendo assim um crescimento sustentado e sociedades mais inclusivas.
Tanto o mercado como as instituições têm vindo a reconhecer crescentemente os impactos positivos que as boas práticas de governação corporativa têm na estabilidade dos mercados, no crescimento económico e, por consequência, na competitividade dos países. Este tem sido um dos temas da ordem do dia, alinhado com um dos objectivos estratégicos preconizados pelo Governo de Angola, focado na melhoria de condições para um ambiente de confiança, prosperidade e integridade nos negócios.
Uma parte significativa da economia angolana é constituída por empresas e instituições públicas, representando uma fatia substancial do produto interno bruto do país e do emprego, sendo na sua maioria prevalentes em serviços públicos e industrias de infra-estruturas (energia, transportes, telecomunicações, etc.).

*Senior Manager da Área de Consulting da PwC Angola

(Leia o artigo na integra na edição 527 do Expansão, de sexta-feira 7 de Junho de 2019, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Partilhar no Facebook

Comentários

Destaques

ios Play Store Windows Store
 
×

Pesquise no i